Módulo:

Educação do Século XXI (Em andamento)

Objetivo:

 

O curso pretende fornecer uma visão ampla sobre a Educação do Século XXI, tendo como objetivo preparar o concurseiro não só para a prova, mas também para o entendimento das competências que serão exigidas pela Nova Educação. Por este motivo, este conteúdo poderá ser utilizado não só para as preparações dos concurseiros, mas também para apoiar as formações de professores e a atualização de todos os interessados na melhoria da educação.

Neste espaço, cada curso será desenvolvido em duas partes: Primeiro um vídeo apresentando o tema e as reflexões necessárias para a compreensão ampla do tema; e o material em PDF com toda a fundamentação da aula. Em seguida, uma segunda aula de questões comentadas apresentando as respostas e também dicas sobre o foco das bancas de concursos.

 

 

Conheça os Conteúdos que serão trabalhados e as Datas Prováveis: 

 

I. Para começar: Educar com Sentido (Disponibilizado dia 19/01/2018)

 

II. Desafios da Educação e da Escola no século XXI: Legislação Educacional (Disponibilizado dia 25/01/2018)

  • O que é Educação e o que é Educação de Qualidade ? (Mantoan)
  • A atribuição da Escola é apenas Educativa? (Pesquisa de Opinião)
  • A Escola precisa ser re-inventada?
  • Fundamentação: Conae 2018, DCN (2013) e BNCC 2018 
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

III. Função Social da Educação: Escolas Inovadoras e Legislação Educacional (Previsão: Fevereiro)

  • Educação para o controle e/ou para a transformação social?
  • A Dimensão social das práticas pedagógicas: Estado, Política e Educação?
  • Escola também é espaço de cultura?
  • Educação e Movimentos Sociais?
  • Escola como agente socializador?
  • Competências e habilidades relacionais?
  • Aprender a ser e a conviver?
  • Escola e Cidadania?
  • Gestão escolar e participação da família na vida escolar. ?
  • O Conselho Escolar: propósitos e funcionamento?
  • Territorialidade do Ensino?
  • Como fazer o Mapeamento e análise de dificuldades, problemas e potencialidades do cotidiano escolar?
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

IV. Organização Democrática da Escola: o Caso da Escola da Ponte (Previsão: Março)

  • É um Método? (Pestalozzi e Morin)
  • O que ensinar ou Como estudar? Estratégia do Latin Estrategi
  • Como organizar os Tempos e Espaços Escolares? Os ciclos na LDB
  • Fundamentos teóricos e filosóficos da Prática Educativa?
  • Sequências didáticas
  • Como fazer o planejamento escolar? E o como se dá a participação do aluno?
  • Escolha dos conteúdos de Ensino? Conceituais, procedimentais e atitudinais?
  • Projeto Político Pedagógico e a Inovação
  • Planejamento, Plano de ação e Projeto de Intervenção?
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

V. O estudante do século XXI (Previsão: Março)

  • Organização das carteiras em filas, repetição, memorização, tarefas de casa ….. aluno nota 10?
  • Há culpados? De quem é a Culpa?
  • Quais são as Múltiplas inteligências inteligências de Gardner?
  • Quais são os conhecimentos na Escola do Século XXI?
  • Aprendizagem significativa: Educação com significado é possível?
  • Reprodução à reconstrução crítica
  • Protagonismo e autoria
  • Resolução de Problemas
  • O lúdico na educação: a questão da afetividade, do jogo e da brincadeira?
  • Edgard Morin: Os Pilares da Educação e a Complexidade do Eu?
  • Descobertas da Neuroaprendizagem
  • O educando e as múltiplas linguagens;
  • Pedagogia das Competências e Habilidades?
  • Vygotsky, Emília ferreiro, Freinet, Frobel, Brunner e a educação do século XXI?
  • Quais Estratégias de aprendizagem você utiliza?
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

VI. Conhecimentos e a Escola: O Cinto do Batman (Previsão: Abril)

  • Currículo e Grade Escolar: Fim ou Meio? O que e Como?
  • Escola da Ponte e outros projetos
  • Pedagogia de Projetos ou Metodologia de Projetos ( projetos reais)
  • Ecopedagogia: Educação Ambiental e Sustentabilidade para a vida
  • Educação em Valores (Legislação Educacional)
  • Prevenção e enfrentamento da violência
  • Educação Socioemocional (Legislação Educacional)
  • Método científico e educação?
  • Emancipação humana;
  • Cultura corporal de movimento
  • Relações de gênero na escola
  • O educando e as artes
  • Direitos Humanos (Legislação Educacional)
  • Educação para a Vida (Piaget)
  • Oficinas: Educação do Trabalho (Freinet)
  • Trabalho em grupo ou trabalho coletivo: Interação (Vygotsky)
  • Diversidade: Inclusão e respeito às diferenças
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

VII. Professor Pesquisador ou Professor Nota 10? (Previsão: Abril))

  • Professor criativo, inovador ou pesquisador?
  • Schon: Professor Reflexivo
  • Professor nota 10?
  • Como é a formação dos Professores do Século XXI?
  • Quais são as Competências necessárias para ensinar? (Perrenoud)
  • Qualidade de vida no Ambiente Escolar?
  • Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança; mecanismos de participação;
  • Atuação do pedagogo(Direção, Coordenação e Orientação ) e sua articulação com os demais profissionais da escola na perspectiva da qualidade da educação;
  • Liderança e relações humanas no trabalho: tipos de liderança; mecanismos de participação; Formas organizativas facilitadoras da integração grupal;
  • A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

VIII. Projetos pedagógicos escolares alternativos. (Previsão: Abril)

  • O que é Educação em Rede?
  • Tics e educação do século XXI?
  • O que é Ensino Híbrido?
  • Pedagogia e Ciências da Educação? (Pimenta)
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

IX. Avaliação Quantitativa e Qualitativa (Previsão: Maio)

  • Legislação
  • Quais são as avaliações externas da Educação?
  • Análise de indicadores sociais e educacionais?
  • O acesso à educação, a permanência no processo educativo e a qualidade dos resultados escolares.
  • Sugestão de livro e Vídeo para ampliar o debate

 

 

Obs: Nosso planejamento é flexível e dinâmico, por isso as datas informadas são datas prováveis. Caso haja necessidade de inclusão de novas problemáticas ou, em caso de solicitações de novas temáticas, a data informada poderá ser alterada em alguns dias. Fique atento e acompanhe as datas confirmadas e possíveis mudanças em nosso grupo no Facebook.