Prefeitura de Jacareí – SP – Professor 36h – Edital nº 001/2022
- Inscrições: de 15/02/2022 a 07/03/2022
- Previsão da Prova: 10 de abril de 2022 (item6.1)
- Conteúdo: pg. 23-25
- Remuneração: R$ 3.047,37 por 36h (item1.1)
- ATENÇÃO: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca.
- Este Edital Esquematizado NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO! É um “Roteiro de Estudo” e um “Atalho dos Materiais Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!
DICA DE ESTUDO PARA ESTE EDITAL
A banca inovou em conteúdos como competências e múltiplas inteligências. E focou bastante nos conhecimentos de língua portuguesa/alfabetização e matemática. Mas permaneceu fiel aos temas avaliação e legislação educacional. Com essas informações em mente, tente observar como cada conteúdo é repetido por diversos autores e quais são os pontos diferentes entre eles. Bom estudo!
- ÁREA PEDAGÓGICA E ÁREA ESPECÍFICA - | |
Ensino e aprendizagem. | WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem (Ática, 2ª ed. 2009) |
Alfabetização. Ler e escrever na escola. Estratégias de Leitura. Psicogênese da língua escrita / Alfabetização. Letramento. | FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo (Cortez, 21ª ed. 2015). FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização (Cortez, 26ª ed. 2015). FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita (Artmed, ed. 20 anos, 2007). SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica 2013. (ESPECÍFICO) SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura (Penso. 6ª ed. 2012). BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992 (ESPECÍFICO) CURTO, L.M.; MURILLO, M.M.; TEIXIDÓ, MM. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e ler - Volume I. Artmed, 2000. (Está no conteúdo específico do Edital) LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O real, o possível e o necessário. Editora: Artmed, 2002 (Está no conteúdo específica do Edital) MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. (Está no conteúdo específico do Edital) MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003 (Está no conteúdo específico do Edital) |
Avaliação da aprendizagem escolar/ Avaliação mediadora. | HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Mediação, 2014. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar (Cortez, 1998). ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar (Vozes, 10ª ed. 2016). (sem previsão) |
As inteligências múltiplas. Desenvolvimento de competências de alunos e professores. (Sem previsão) | ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos (Papirus, 2008). ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula (Vozes, 2001). PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. |
Inclusão escolar. | MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: pontos e contrapontos (Summus, 7ª ed. 2006). |
Disciplina e Indisciplina da Escola. Bullying | AQUINO, Julio Groppa (Org). Indisciplina na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas (Summus, 1996). SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: mentes perigosas na escola (Principium, 2ª ed. 2015). |
Os pilares da educação. Saberes necessários à prática pedagógica. Saberes necessários à educação do futuro. | DELORS, Jacques. Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. Cap. 04 (Cortez, 1998). MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro (Cortez, 2011). |
Formação social da mente (*vygotsky). Teorias psicogenéticas (*Piaget) | LA TAILLE, Yves de et al. Teorias Psicogenéticas em discussão (Summus, 1992). VYGOSTSKY, L. S. A formação social da mente. Martins Fontes, 1998 (sem previsão) |
Tópicos de didática: Prática educativa, Pedagogia e Didática; Didática e democratização do ensino; Teoria da Instrução e do Ensino; O processo de ensino na escola; O processo de ensino e o estudo ativo; Os objetivos e conteúdo de ensino; Os | LIBÂNEO, José Carlos. Didática (Cortez, 2013). |
Relações professor-aluno na sala | FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (Paz e Terra, 1997). (sem previsão) |
Ensinando a ler, escrever e resolver problemas. Ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas, SP: Papirus, 1990. LERNER, Délia; SADOVSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático. PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs). Didática da Matemática; reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre. Artmed, 1996. SMOLE, K.; DINIZ, M.I. Ler e escrever e resolver problemas. Artes Médicas, 2001. |
- ÁREA NORMATIVA - | |
Base Nacional Comum Curricular: Anos Iniciais: Competências específicas, unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. | BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular Base Nacional Comum Curricular - Competências gerais da Educação Básica |
Tópicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Objetivos Gerais do Ensino Fundamental; Conteúdos; Orientações Didáticas: Autonomia; Diversidade; Interação e cooperação; Disponibilidade para a aprendizagem; Organização do tempo; Organização do espaço; Seleção de material; Temas Transversais | BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – 1º e 2º ciclos do EF: Volume 1 – Introdução; Volume 2 – Língua Portuguesa; Volume 3 – Matemática. Volumes 8, 9 e 10 - Temas Transversais: Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual (http://portal.mec.gov.br). |
Marcos legais que embasam a BNCC os fundamentos pedagógicos da BNCC; o pacto Inter federativo e a implementação da BNCC; Estrutura da BNCC. | BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular BRASIL/MEC. Resolução CNE/CEB nº 4/2010 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica BRASIL/MEC. Resolução CNE/CEB nº 7/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos |