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Jundiaí (2024) – Professor de Ensino Fundamental

Inscrições: 06/05 – 05/06/2024

Previsão da Prova: 28/07/2024

Cargo:  Professor de Ensino Fundamental (PEB)

Conteúdo:  pg. 21

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

 

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “ATALHO PARA OS MATERIAIS JÁ EXISTENTES” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***

 

***ATENÇÃO²: Jundiaí costuma cobrar conteúdo diferente da bibliografia padrão da Vunesp, por isso temos pouco conteúdo para esse edital e deixamos algumas Sugestões de Aulas (que não são aulas dos livros solicitados, mas que são dos temas abordados neles). RECOMENDAMOS que leiam o CURRÍCULO JUNDIAIENSE (clique aqui para ler), pois aparentemente ele possui parte da bibliografia solicitada.***

 

Bibliografia ...
Educação Infantil
AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na Educação Infantil. In: BRASIL. MEC. TV Escola. Salto para o futuro. Novas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Ano XXIII. Boletim 9. junho, 2013.
BARROS, Maria Isabel A. (org.). Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alana, 2018.
FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós modernas.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. VOL 1 - Porto Alegre: Artmed, 2015.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. VOL 2 - Porto Alegre: Artmed, 2015.
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar.
FALK, Judit. Educar os três primeiros anos: a experiência Pikler-Lóczy.
FOCAL, Paulo (org.). O brincar heurístico na creche – percursos pedagógicos no observatório da cultura infantil.
Letramento e Alfabetização
KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves. Significados e Ressignificações do Letramento: Desdobramentos de uma Perspectiva Sociocultural sobre a Escrita.
MORAIS, Arthur Gomes. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário.
Metodologias de Ensino
BACICH, Lilian.; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação.
BACICH, Lilian; MORAN, José Moran (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática.
Música
BELLOCHIO, Cláudia Rodrigues; GARBOSA, Luciane Wilke Freitas. (org). Educação Musical e Pedagogia: pesquisa, escutas e ações.
Diretrizes Nacionais para operacionalização do ensino de Música na Educação Básica. Brasília/DF, 2016.
Políticas e Organização da Educação
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização.
Matemática    
NACARATO, A. M.; CUSTÓDIO, Iris Aparecida. O Desenvolvimento do pensamento algébrico na educação básica.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender.
Qualidade do Ensino
Parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil. Brasília. DF: 2018
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. 2009.
Inclusão / Ed Especial
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva.
Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro M. Autistas e os espaços escolares adaptados.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO Rosângela G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos.
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
BNCC
Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base).
Base Nacional Comum Curricular – Computação Complemento à BNCC.
DCN
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
Parecer CNE/SEB nº 06/2010 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Brasília: CNE, 2010.
Resolução CNE/CP nº 01/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
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Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.
BRASIL/MEC. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019 - Institui a Política Nacional de Alfabetização.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 Para Um Desenvolvimento Sustentável.
Legislação Local
Unidade de Gestão de Educação. Currículo Jundiaiense.
Decreto nº 33.518, de 17 de novembro de 2023. Regimento Comum das Escolas Municipais de Educação Básica de Jundiaí.
Lei Complementar nº 511, de 29 de março de 2012 – Estatuto do Magistério Público Municipal.