Jundiaí (2024) – Professor de Ensino Fundamental
Inscrições: 06/05 – 05/06/2024
Previsão da Prova: 28/07/2024
Cargo: Professor de Ensino Fundamental (PEB)
Conteúdo: pg. 21
OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).
***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso! Ele é um “Edital Esquematizado” e um “ATALHO PARA OS MATERIAIS JÁ EXISTENTES” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***
***ATENÇÃO²: Jundiaí costuma cobrar conteúdo diferente da bibliografia padrão da Vunesp, por isso temos pouco conteúdo para esse edital e deixamos algumas Sugestões de Aulas (que não são aulas dos livros solicitados, mas que são dos temas abordados neles). RECOMENDAMOS que leiam o CURRÍCULO JUNDIAIENSE (clique aqui para ler), pois aparentemente ele possui parte da bibliografia solicitada.***
Bibliografia ... | |
Educação Infantil | AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na Educação Infantil. In: BRASIL. MEC. TV Escola. Salto para o futuro. Novas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Ano XXIII. Boletim 9. junho, 2013. BARROS, Maria Isabel A. (org.). Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Alana, 2018. FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância – perspectivas pós modernas.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. VOL 1 - Porto Alegre: Artmed, 2015. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. VOL 2 - Porto Alegre: Artmed, 2015. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. FALK, Judit. Educar os três primeiros anos: a experiência Pikler-Lóczy.
FOCAL, Paulo (org.). O brincar heurístico na creche – percursos pedagógicos no observatório da cultura infantil. |
Letramento e Alfabetização | KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves. Significados e Ressignificações do Letramento: Desdobramentos de uma Perspectiva Sociocultural sobre a Escrita.
MORAIS, Arthur Gomes. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário.
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Metodologias de Ensino | |
Música | |
Políticas e Organização da Educação | |
Matemática | |
Qualidade do Ensino | |
Inclusão / Ed Especial | Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva.
Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. OLIVEIRA, Ana Flávia Teodoro M. Autistas e os espaços escolares adaptados.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO Rosângela G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos.
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Legislação Federal | |
CF | |
LDB | |
ECA | |
BNCC | |
DCN | Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. Parecer CNE/SEB nº 06/2010 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Brasília: CNE, 2010. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. |
Add New | Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.
BRASIL/MEC. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.
BRASIL. Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019 - Institui a Política Nacional de Alfabetização.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 Para Um Desenvolvimento Sustentável. |
Legislação Local |