Anterior

Edital Birigui (2025) – Professor l e Professor Ed. Infantil

Inscrição: 25/08/2025 até 09/10/2025

Previsão da Prova: 23/11/2025

Salário: R$ 4.291,95

Cargos: Professor I e Professor de Educação Infantil

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

.

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

.

*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

.

Conhecimento Pedagógico – Parte Geral (para ambos os cargos)

Bibliografia ...
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
AZENHA Maria da Graça. Construtivismo De Piaget a Emilia Ferreiro.
SEBER Maria da Glória. Piaget O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio.
KOLL Marta de Oliveira. Vigotsky aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico.
COLL César. O construtivismo na sala de aula.
Educação Especial
MANTOAN Maria Tereza Egler. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade.
Planejamento
GANDIN Danilo. Planejamento como prática educativa.
Pedagogia de Projetos
HERNANDEZ Fernando; VENTURA Montserrat. A Organização do Currículo por projetos de trabalho.
Formação Docente
MORIN Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro.
FREIRE Paulo. Pedagogia da Autonomia saberes necessários à prática educativa.
PERRENOUD Philippe. Dez novas competências para ensinar.
IMBERNÓN Francisco. Formação Docente e Profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza.
FREIRE Paulo. A Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam.
Projeto Político Pedagógico
VEIGA Ilma P.A. (org). O Projeto político pedagógico da escola uma construção possível.
Relação Escola-Família
ZYMANSKI Heloísa. Encontros e Desencontros na relação família-escola.
Não temos
DIVERSOS AUTORES. Medicalização de crianças e adolescentes conflitos silenciados pela redução de questões sociais à doença de indivíduos.
MORAIS Regis. Violência e Educação.
RIOS Terezinha Azerêdo. Ética e competência.
SCHLIEMANN Ana Lúcia. Na vida dez na escola zero.

.

Conhecimento Específico – Professor I

Bibliografia ...
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
VINHA. Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil uma visão construtivista.
Prática de Ensino
KAMII Constance. A criança e o número.
PIRES Célia Maria Carolino. Educação Matemática conversas com professores dos anos iniciais.
LERNER Delia; SADOVSKY Patrícia. O sistema de numeração um problema didático.
CARVALHO M. Ensino Fundamental práticas docentes nos anos iniciais.
STAREPRAVO Ana Ruth. Jogando com a matemática números e operações.
FERREIRA Ándrea Tereza Brito; ROSA Ester Calland de Sousa. O fazer cotidiano na sala de aula a organização do trabalho pedagógico no ensino da língua materna.
Avaliação
HOFFMANN Jussara. Avaliação Mediadora.
SILVA J.F. HOFFMANN J. ESTEBAN M.T. Práticas Avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo.
Processo de Ensino e Aprendizagem
WEISZ Telma com SANCHEZ Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
MIZUKAMI Maria da Graça N. Ensino as abordagens do processo.
Alfabetização e Letramento
BOZZA Sandra. Ensinar a Ler e Escrever uma possibilidade de inclusão.
KAUFMAN Ana Maria; RODRÍGUEZ Maria Elena. Escola leitura e produção de textos.
LANDSMANN Liliana Tolchinsky. Aprendizagem da Linguagem Escrita processos evolutivos e implicações didáticas.
FERREIRO Emília. Reflexões sobre alfabetização.
SMOLKA Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita a alfabetização como processo discursivo.
FREIRE Paulo. A Importância do Ato de Ler – em três artigos que se completam.
LERNER Delia. Ler e Escrever na escola o real o possível e o necessário.
SOLÉ Isabel. Estratégias de leitura.
Não Temos
AQUINO Julio Groppa. (Org.) Indisciplina da escola - alternativas teóricas e práticas.
FERREIRA M. Ação Psicopedagógica na sala de aula uma questão de inclusão.
Legislação Federal
PCN
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. vol. 1 a 10.
DCN
BRANDÃO C. F.; PASCHOAL J.D. Ensino Fundamental de nove anos teoria e prática na sala de aula.

.

Conhecimento Específico – Professor de Educação Infantil

Bibliografia ...
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
VINHA. Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil uma visão construtivista.
Prática de Ensino
KAMII Constance. A criança e o número.
STAREPRAVO Ana Ruth. Jogando com a matemática números e operações.
Avaliação
HOFFMAN Jussara. Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola à universidade.
Brincar, Brinquedos e Brincadeiras
KISHIMOTO Tizuko Morchida. Jogo brinquedo brincadeira e educação.
Módulo Educação Infantil Legislação e Práticas Cotidianas
BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Vol. 1, 2 e 3.
GOLDSCHMIED Elinor. Educação de 0 a 3 anos o atendimento em creche.
SÉRIE IDÉIAS 7. O Cotidiano da Pré–Escola.
BASSEDAS Eulália. Aprender e Ensinar na Educação Infantil / Eulália Bassedas Teresa Huguet & Isabel Sole.
ZABALZA Miguel. A. Qualidade em Educação Infantil
Não Temos
ARANTES Valéria Amorim (org). Afetividade na escola alternativas teóricas e práticas.
THIESSEN Maria Lucia; BEAL Ana Rosa. Pré Escola tempo de educar.