Edital Campinas (2025) – Professor Fundamental e Adjunto Ed. Infantil
Inscrição: 03/02/2025 até 10/03/2025
Previsão da Prova: 11/05/2025
Salário: 20h – R$ 3.698,67 / 27h – R$ 4.993,26 / 32h – R$ 5.917,92 / 40h – R$ 7.397,41
Cargos: Professor Adjunto I – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e PEB II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).
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***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso! Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***
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*Legenda dos botões:
Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.
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*** ATENÇÃO²: A bibliografia é similar a solicitada pelo edital de Sertãozinho, por isso recomendamos que faça o simulado:
Clique aqui para fazer o simulado!
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PEB II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Bibliografia ... | |
Gestão Democrática | |
Pluralidade e diversidade cultural. | |
Plano de Ação Pedagógica Docente para o Ensino Fundamental – anos iniciais. | |
A Construção do Conhecimento na infância e no Ensino Fundamental – anos iniciais. | |
Projeto político-pedagógico | |
Currículo: concepção e organização do conhecimento. | |
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental – anos iniciais. | |
A leitura e a escrita no Ensino Fundamental – anos iniciais. O Conhecimento Matemático das crianças e suas relações junto às experiências cotidianas. | |
Diversidade e relações étnico-raciais. Educação antirracista. | |
A prática docente: profissional, estética, ética, social, humana e dialógica com o outro. | |
Princípios e Fundamentos da Educação Inclusiva. | AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? MENDES, Eniceia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia; TOYODA, Cristina Yoshie. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do direito à Educação. BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. |
Composição de tempos e espaços no Ensino Fundamental – anos iniciais. | |
Corporeidade: o corpo criança criador de culturas e conhecimentos. | |
*Não Temos | Escola para a educação integral. O desenvolvimento artístico da criança. Filosofia na Educação de crianças. O Conhecimento do Mundo Físico e Natural no desenvolvimento humano da criança. BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. |
Dicas de Redação | |
Legislação Federal | |
CF | |
LDB | |
ECA | |
DCN | |
*Não temos | Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. |
Legislação Local - Não temos | |
*Não temos aulas de Legislação Local | Lei Municipal nº 12.987, de 28 de junho de 2007, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Campinas e dá outras providências. Lei Municipal nº 12.501, de 13 de março de 2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino.Lei Municipal nº 12.501, de 13 de março de 2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino. Lei Municipal nº 6.662, de 10 de outubro de 1991, que cria o Conselho de Escola nas Unidades Educacionais do Município de Campinas. Lei Municipal nº 15.029, de 24 de junho de 2015, que institui o Plano Municipal de Educação, na conformidade do art. 6º da Lei nº 12.501, de 13 de março de 2006, do Munícipio de Campinas Lei nº 16.301, de 13 de outubro de 2022, que dispõe sobre a gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino. Portaria SME nº 140, de 30 de outubro de 2024, homologa o Regimento escolar Comum das Unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas. Resolução SME nº 5, de 06 de maio de 2008, que estabelece as Diretrizes para a implementação do processo de Avaliação Interna das Unidades Municipais de Ensino Fundamental e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação. Resolução SME nº 3, de 17 de janeiro de 2017, que fixa normas para o cumprimento dos tempos pedagógicos pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas, e dá outras providências. Resolução SME nº 15, de 13 de setembro de 2022, que estabelece diretrizes e normas para o planejamento, a elaboração e a avaliação do Projeto Pedagógico das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino e das escolas privadas de Educação Infantil que integram o Sistema Municipal de Ensino de Campinas. |
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Professor Adjunto I – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
*O conteúdo é o mesmo do cargo de PEB II, com o adicional dos conteúdos abaixo:
Bibliografia ... | |
Os processos de criação no brincar. Educar e Brincar. | |
Educação Infantil | |
Legislação Federal | |
DCN |
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