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Campinas

Edital Campinas (2025) – Professor Fundamental e Adjunto Ed. Infantil

Inscrição: 03/02/2025 até 10/03/2025

Previsão da Prova: 11/05/2025

Salário: 20h – R$ 3.698,67 / 27h – R$ 4.993,26 / 32h – R$ 5.917,92 / 40h – R$ 7.397,41

Cargos: Professor Adjunto I – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e PEB II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

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***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

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*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

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*** ATENÇÃO²: A bibliografia é similar a solicitada pelo edital de Sertãozinho, por isso recomendamos que faça o simulado:

Clique aqui para fazer o simulado!

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PEB II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Bibliografia ...
Gestão Democrática
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade.**
PARO, Vitor. Escritos sobre educação. (Capítulo: Autonomia escolar: propostas, práticas e limites, p. 113-116).
Pluralidade e diversidade cultural.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas.
Plano de Ação Pedagógica Docente para o Ensino Fundamental – anos iniciais.
A Construção do Conhecimento na infância e no Ensino Fundamental – anos iniciais.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
Projeto político-pedagógico
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade.
Currículo: concepção e organização do conhecimento.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura.
Avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental – anos iniciais.
SILVA, Janssen Felipe; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo.
A leitura e a escrita no Ensino Fundamental – anos iniciais.
O Conhecimento Matemático das crianças e suas relações junto às experiências cotidianas.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica.
PANIZZA, Mabel et al. Ensinar matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: análises e propostas.
Diversidade e relações étnico-raciais.
Educação antirracista.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
A prática docente: profissional, estética, ética, social, humana e dialógica com o outro.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar.
Princípios e Fundamentos da Educação Inclusiva.
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada?
MENDES, Eniceia Gonçalves; ALMEIDA, Maria Amélia; TOYODA, Cristina Yoshie. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do direito à Educação.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
Composição de tempos e espaços no Ensino Fundamental – anos iniciais.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões.
ARROYO, Miguel Gonzales. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver.
Corporeidade: o corpo criança criador de culturas e conhecimentos.
CAROLYN, Edward; [et. al.] As cem linguagens da criança.
*Não Temos
Escola para a educação integral. 
O desenvolvimento artístico da criança.
Filosofia na Educação de crianças.
O Conhecimento do Mundo Físico e Natural no desenvolvimento humano da criança.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
Dicas de Redação
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
DCN
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
*Não temos
Decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Legislação Local - Não temos
*Não temos aulas de Legislação Local
Lei Municipal nº 12.987, de 28 de junho de 2007, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Público Municipal de Campinas e dá outras providências.
Lei Municipal nº 12.501, de 13 de março de 2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino.Lei Municipal nº 12.501, de 13 de março de 2006, que institui o Sistema Municipal de Ensino.
Lei Municipal nº 6.662, de 10 de outubro de 1991, que cria o Conselho de Escola nas Unidades Educacionais do Município de Campinas.

Lei Municipal nº 15.029, de 24 de junho de 2015, que institui o Plano Municipal de Educação, na conformidade do art. 6º da Lei nº 12.501, de 13 de março de 2006, do Munícipio de Campinas
Lei nº 16.301, de 13 de outubro de 2022, que dispõe sobre a gestão democrática no Sistema Municipal de Ensino.
Portaria SME nº 140, de 30 de outubro de 2024, homologa o Regimento escolar Comum das Unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino de Campinas.
Resolução SME nº 5, de 06 de maio de 2008, que estabelece as Diretrizes para a implementação do processo de Avaliação Interna das Unidades Municipais de Ensino Fundamental e para a constituição da Comissão Própria de Avaliação.
Resolução SME nº 3, de 17 de janeiro de 2017, que fixa normas para o cumprimento dos tempos pedagógicos pelos professores da Rede Municipal de Ensino de Campinas, e dá outras providências.

Resolução SME nº 15, de 13 de setembro de 2022, que estabelece diretrizes e normas para o planejamento, a elaboração e a avaliação do Projeto Pedagógico das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino e das escolas privadas de Educação Infantil que integram o Sistema Municipal de Ensino de Campinas.

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Professor Adjunto I – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

*O conteúdo é o mesmo do cargo de PEB II, com o adicional dos conteúdos abaixo:

Bibliografia ...
Os processos de criação no brincar. 

Educar e Brincar. 
Educação Infantil
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre, Penso, 2015.
Legislação Federal
DCN
Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação, 2013.