Dicas, Estratégias e Edital Esquematizado de Itatiba
#1 Planejamento: Antes de estudar o conteúdo
- Compreenda todas as informações do seu edital e organize sua estratégia de estudo a partir das nossas dicas (Conteúdo Free)
- Veja todas as Informações do Certame no Site
#2 Estude com nossas estratégias e saia na frente!
- Assista às nossas aulas (edital esquematizado).
- Faça os simulados comentados (de todas as aulas) tentando atingir a média de 80% a 90% de acerto. Lembre-se que nossos simulados possuem questões que vão do mais simples ao mais complexo. Nosso objetivo é prepara-lo(a) para todas as provas!
- Anote as questões que errar e faça uma análise até compreender os seus erros. Revise essas questões perto da data da prova
- MUITO IMPORTANTE: Vá aumentando de 10 em 10 o número de questões resolvidas por dia, até conseguir fazer 70 questões em cada treino. Isso te ajudará a conhecer melhor o estilo das questões e, ao mesmo tempo, melhorará o seu condicionamento físico e emocional necessário para o dia da prova. Use e abuse dos nossos simulados!
- Após fazer as aulas, leia os documentos locais e anote somente os fragmentos “diferentes”. Ou seja, os conteúdos que podem realmente cair na prova.
- Não esqueça de treinar com provas das banca. Temos vários simulados aqui no Intensivo!
#3 Edital esquematizado: Professor PEB I – titulares e substitutos
Conhecimentos Específicos (Clique nos títulos/links para acessar o conteúdo) | |
Conteúdo | Aula do Intensivo |
PEB I: Documentos curriculares do Município de Itatiba – Currículo de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; documentos curriculares do Município de Itatiba – Currículo da Educação Infantil. | Assistir as aulas sobre Currículo, depois ver os documentos do município. Anotar apenas as informações que parecem diferentes |
PEB II: Documentos curriculares específicos do ensino fundamental II – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Inglês, História, Geografia e Educação Física. | |
Conhecimentos Gerais em Educação: | |
Cotidiano escolar; A prática educativa; Relação professor aluno; planejamento, procedimentos de ensino; currículo e avaliação; A escola democrática; As assembleias escolares; A indisciplina na escola: o Bullying escolar – o papel do professor na observação e combate da violência. | Curso #8: Formação e Atuação Docente |
Curso #3 Projeto Político Pedagógico (PPP) e organicidade do ensinar | |
Curso #6: Componentes do Processo de Ensino-Aprendizagem | |
Curso #7: Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Escolar | |
Curso #2: Gestão Democrática | |
Curso #4 Planejamento de Ensino e Planejamento Escolar | |
Curso #5: Currículo e construção do conhecimento | |
Tecnologia na educação; | Curso #14: Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e Educação a Distância |
Inclusão escolar; Necessidades educativas especiais; | Curso #11 Educação Especial e Educação Inclusiva |
Plano Municipal de Educação de Itatiba. | Legislação Local |
Estatuto da Criança e do Adolescente. | Legislação Educacional: LDB, ECA, DCN educação de 9 Anos, DCN de Educação Infantil, DCN Meio ambiente, DCN conceitos Básicos |
Educação Ambiental. | |
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. | |
Referência bibliográfica: | |
BACICH, LILIAN; NETO, ADOLFO T.; TREVISANI, FERNANDO DE MELLO (orgs.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. | Sugestão de Leitura |
BRAGA, A. R. Meio Ambiente e educação: uma dupla de futuro. Campinas: Mercado das Letras, 2010 (Série Cenas do cotidiano escolar). | Sugestão de Leitura |
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59; 136 e 137. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e atualizações. | Legislação Educacional: ECA |
DOUG, LEMOV. Aula nota 10. Tradução de Leda Beck. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemann, 2011. | Em breve em autores contemporâneos |
FANTE, C. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência e educar para a Paz. São Paulo: Verus, 2005. | Sugestão de Leitura |
FRAIMAN, LEO. Como ensinar bem as crianças e adolescentes de hoje. São Paulo: Metodologia OPEE, 2015. | Sugestão de Leitura |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996. | Curso #8: Formação e Atuação Docente |
FRANCO, Gustavo Cosenza de Almeida. Diretrizes curriculares municipais para a Educação ambiental de Itatiba-SP. Itatiba, SP: Secretaria de Educação de Itatiba, 2014. | Legislação Local |
ITATIBA, Prefeitura do Município de Itatiba. Plano Municipal de Educação. Lei nº 4845, de 24 de julho de 2015. | |
GRAJZER, DEBORAH. Conheça os três usos práticos da Prova Brasil. Publicado no QEdu Blog, 2015. | Curso #7: Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Escolar |
LUCKESI, C.C. Sobre notas escolares. Distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014. | |
RAMOS, R. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010. | Curso #11 Educação Especial e Educação Inclusiva |
TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2007. (Cenas do Cotidiano Escolar) | Curso #2: Gestão Democrática |
Conhecimento Específico aplicável ao emprego de PEB I – Titular e Substituto: | |
ITATIBA. Secretaria da Educação. Currículo do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ANO) – Disponível em http://www.itatiba.sp.gov.br/Educacao/publicacoes-educacao.html | Documentos locais |
ITATIBA. Secretaria da Educação. Currículo da Educação Infantil – Disponível em http://www.itatiba.sp.gov.br/Educacao/publicacoes-educacao.html | |
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, M. Tizuko (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, Thompson Learning, 2002, p. 19-32. | Artigo do autor |
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008. | |
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016. | Sugestão de Leitura |
CHARTIER, R. (Org). Práticas da leitura. São Paulo. Estação liberdade, 1996. | Sugestão de Leitura |
FREITAS, M. C. O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. Coleção Educação e Saúde. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. 128 p. | |
FREITAS, M. C. O aluno incluído na Educação Básica – Avaliação e Permanência.São Paulo: Ed. Cortez, 2016. 120 p. | Curso #11 Educação Especial e Educação Inclusiva |
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO Rosângela G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. | |
MEC – Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade / Orgs. BEAUCHAMP; Jeanete, PAGEL Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. do. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 135 p. : il. | Legislação Educacional: DCN |
OLIVEIRA, R. Zilma / ABBUD,Ieda / MARANHÃO,Damaris. O trabalho do professor na Educação Infantil. 2ª Ed. 2014 Editora: Biruta. 2014 | Curso #8: Formação e Atuação Docente |
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. | |
SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. (Org.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016. | |
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2013. | Curso #10 – Educação Infantil: Alfabetização e Letramento, Referenciais da Educação Infantil, DCN da Educação Infantil, LDB |
MORAIS, Artur G. de. Sistema de escrita alfabética. Coleção Como Eu Ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012. | |
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre. ArtMed, 1999. | |
FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e na cultura do escrito – Seleção de textos de pesquisa. Cortez. 2017 | |
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2017. | |
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2007. | Curso #1: Vygotsky, Piaget e Wallon/teorias do desenvolvimento – |
LERNER, Delia. Ler e escrever na Escola – o Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002. | Autores contemporaneos |
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000. |
CLICK AQUI e confira o edital completo!
Veja como a banca costuma cobrar o conteúdo e treine com algumas provas: