Dicas, Estratégias e Edital Esquematizado de Itatiba

#1 Planejamento: Antes de estudar o conteúdo
  • Compreenda todas as informações do seu edital e organize sua estratégia de estudo a partir das nossas dicas (Conteúdo Free)
  • Veja todas as Informações do Certame no Site

 

#2 Estude com nossas estratégias e saia na frente!
  1. Assista às nossas aulas (edital esquematizado).
  2. Faça os simulados comentados (de todas as aulas) tentando atingir a média de 80% a 90% de acerto. Lembre-se que nossos simulados possuem questões que vão do mais simples ao mais complexo. Nosso objetivo é prepara-lo(a) para todas as provas!
  3. Anote as questões que errar e faça uma análise até compreender os seus erros. Revise essas questões perto da data da prova
  4. MUITO IMPORTANTE: Vá aumentando de 10 em 10 o número de questões resolvidas por dia, até conseguir fazer 70 questões em cada treino. Isso te ajudará a conhecer melhor o estilo das questões e, ao mesmo tempo, melhorará o seu condicionamento físico e emocional necessário para o dia da prova. Use e abuse dos nossos simulados!
  5. Após fazer as aulas, leia os documentos locais e anote somente os fragmentos “diferentes”. Ou seja, os conteúdos que podem realmente cair na prova.
  6. Não esqueça de treinar com provas das banca. Temos vários simulados aqui no Intensivo!

 

#3 Edital esquematizado: Professor PEB I – titulares e substitutos
Conhecimentos Específicos  (Clique nos títulos/links para acessar o conteúdo)
Conteúdo Aula do Intensivo
PEB I: Documentos curriculares do Município de Itatiba – Currículo de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; documentos curriculares do Município de Itatiba – Currículo da Educação Infantil. Assistir as aulas sobre Currículo, depois ver os documentos do município. Anotar apenas as informações que parecem diferentes
PEB II: Documentos curriculares específicos do ensino fundamental II – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Inglês, História, Geografia e Educação Física.
Conhecimentos Gerais em Educação: 
Cotidiano escolar; A prática educativa; Relação professor aluno; planejamento, procedimentos de ensino; currículo e avaliação; A escola democrática; As assembleias escolares; A indisciplina na escola: o Bullying escolar – o papel do professor na observação e combate da violência. Curso #8:  Formação e Atuação Docente
Curso #3 Projeto Político Pedagógico (PPP) e organicidade do ensinar 
Curso #6: Componentes do Processo de Ensino-Aprendizagem
Curso #7: Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Escolar
Curso #2: Gestão Democrática
Curso #4 Planejamento de Ensino e Planejamento Escolar
Curso #5: Currículo e construção do conhecimento
Tecnologia na educação; Curso #14: Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs e Educação a Distância
Inclusão escolar; Necessidades educativas especiais; Curso #11 Educação Especial e Educação Inclusiva 
Plano Municipal de Educação de Itatiba. Legislação Local
Estatuto da Criança e do Adolescente. Legislação Educacional: LDB, ECA, DCN educação de 9 Anos, DCN de Educação Infantil, DCN Meio ambiente, DCN conceitos Básicos
Educação Ambiental.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Referência bibliográfica:
BACICH, LILIAN; NETO, ADOLFO T.; TREVISANI, FERNANDO DE MELLO (orgs.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. Sugestão de Leitura
BRAGA, A. R. Meio Ambiente e educação: uma dupla de futuro. Campinas: Mercado das Letras, 2010 (Série Cenas do cotidiano escolar). Sugestão de Leitura
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Artigos 53 a 59; 136 e 137. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e atualizações. Legislação Educacional: ECA
DOUG, LEMOV. Aula nota 10. Tradução de Leda Beck. São Paulo: Da Boa Prosa: Fundação Lemann, 2011.  Em breve em autores contemporâneos
FANTE, C. Fenômeno Bullying: Como prevenir a violência e educar para a Paz. São Paulo: Verus, 2005. Sugestão de Leitura
FRAIMAN, LEO. Como ensinar bem as crianças e adolescentes de hoje. São Paulo: Metodologia OPEE, 2015. Sugestão de Leitura
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996. Curso #8:  Formação e Atuação Docente
FRANCO, Gustavo Cosenza de Almeida. Diretrizes curriculares municipais para a Educação ambiental de Itatiba-SP. Itatiba, SP: Secretaria de Educação de Itatiba, 2014. Legislação Local
ITATIBA, Prefeitura do Município de Itatiba. Plano Municipal de Educação. Lei nº 4845, de 24 de julho de 2015.
GRAJZER, DEBORAH. Conheça os três usos práticos da Prova Brasil. Publicado no QEdu Blog, 2015. Curso #7: Avaliação da Aprendizagem e Avaliação Escolar
LUCKESI, C.C. Sobre notas escolares. Distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014.
RAMOS, R. Inclusão na Prática: estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010.  Curso #11 Educação Especial e Educação Inclusiva 
TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática: um olhar sobre a prática das regras e assembleias na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2007. (Cenas do Cotidiano Escolar) Curso #2: Gestão Democrática
Conhecimento Específico aplicável ao emprego de PEB I – Titular e Substituto:
ITATIBA. Secretaria da Educação. Currículo do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ANO) – Disponível em http://www.itatiba.sp.gov.br/Educacao/publicacoes-educacao.html Documentos locais
ITATIBA. Secretaria da Educação. Currículo da Educação Infantil – Disponível em http://www.itatiba.sp.gov.br/Educacao/publicacoes-educacao.html
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, M. Tizuko (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, Thompson Learning, 2002, p. 19-32. Artigo do autor
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CARBONELL, J. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2016. Sugestão de Leitura
CHARTIER, R. (Org). Práticas da leitura. São Paulo. Estação liberdade, 1996. Sugestão de Leitura
FREITAS, M. C. O aluno-problema: forma social, ética e inclusão. Coleção Educação e Saúde. São Paulo: Ed. Cortez, 2012. 128 p.
FREITAS, M. C. O aluno incluído na Educação Básica – Avaliação e Permanência.São Paulo: Ed. Cortez, 2016. 120 p.  Curso #11 Educação Especial e Educação Inclusiva 
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO Rosângela G. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.
MEC – Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade / Orgs. BEAUCHAMP; Jeanete, PAGEL Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia R. do. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 135 p. : il. Legislação Educacional: DCN
OLIVEIRA, R. Zilma / ABBUD,Ieda / MARANHÃO,Damaris. O trabalho do professor na Educação Infantil. 2ª Ed. 2014 Editora: Biruta. 2014 Curso #8:  Formação e Atuação Docente
GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
SANCHO GIL, J. M.; HERNÁNDEZ-HERNÁNDEZ, F. (Org.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2013. Curso #10 – Educação Infantil: Alfabetização e Letramento, Referenciais da Educação Infantil, DCN da Educação Infantil, LDB
MORAIS, Artur G. de. Sistema de escrita alfabética. Coleção Como Eu Ensino. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre. ArtMed, 1999.
FERREIRO, Emília. O ingresso na escrita e na cultura do escrito – Seleção de textos de pesquisa. Cortez. 2017
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2017.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2007. Curso #1: Vygotsky, Piaget e Wallon/teorias do desenvolvimento – 
LERNER, Delia. Ler e escrever na Escola – o Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002. Autores contemporaneos
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Ática, 2000.

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Veja como a banca costuma cobrar o conteúdo e treine com algumas provas:

Análise da banca Zambini