Estudo antes do edital – ed. infantil
Conteúdos | Referências |
Organização da escola centrada no processo de | DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38. |
Educação inclusiva e compromisso ético e social do educador | ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. |
Documentos Oficiais | BRASIL. MEC. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasilia. MEC/SEB, 2009. BRASIL. MEC/SEB. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília. MEC/SEB, 2006. volume 1 |
Brinquedo e Brincadeira | KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e Brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica.Brasília: MEC/SEF, 2012. |
Metodologias Ativas e Projetos Pedagógicos | MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Volume 1 e 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. |
A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. | HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59. LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018. |
Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. | QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED). |
Em breve | OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015. BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,1999. REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da . Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010. FONSECA, Vitor da . Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. OSTETTO, L. E. (Org.). Encontros e Encantamentos na Educação Infantil. 6. ed. Campinas, SP.: Papirus, 2000. |
Legislação Educacional | Lei Federal n.º 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Educação Infantil Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I - Da Educação, e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) |
Legislação Municipal | Estatuto dos servidores públicos do Município/ strutura, organização e funcionamento da carreira e remuneração do Magistério Público do Município Plano de Educação da Cidade |
2 Comentários
Não consigo ter acesso, onde me escrever? °
Olá Elie
Veja o nosso vídeo sobre a plataforma: https://youtu.be/b1rMFwWV9tw
Não se esqueça de clicar em “Iniciar o Curso” em todos os curso, senão o conteúdo não é exibido.
Se ainda estiver com dificuldade, entre em contato com o nosso Whatsapp que lhe ajudamos.