Estudo antes do edital – Ensino Fundamental I
Conteúdos | Referências |
Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e Escola; função social da escola; | 1. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica 2. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009 3. DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90 |
Organização da escola centrada no processo de | DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38. |
Educação inclusiva e compromisso ético e social do educador | ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010. BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008. |
Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. | RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998. GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”. |
Metodologias Ativas | MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008. |
A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. | HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59. LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018. |
Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. | QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED). |
Gestão democrática: a participação como princípio. Projeto político-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola. | LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políicas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, capítulo III, da 4ª Parte. PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24 |
Legislação Educacional | Lei Federal n.º 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137. Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental. Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I - Da Educação, e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) DCN do Ensino Fundamental de 9 Anos (Resolução cne/ceb nº 7/2010) |
Legislação Municipal | Estatuto dos servidores públicos do Município/ strutura, organização e funcionamento da carreira e remuneração do Magistério Público do Município Plano de Educação da Cidade |