Anterior

Estudo antes do edital – Ensino Fundamental I

Olá,
Pesquisamos e organizamos os principais conteúdos cobrados pela banca Vunesp em 2021 para você conhecer a lógica utilizada e, principalmente, para quem começa a estudar antes da publicação do edital. Espero que você goste!
Bom estudo 🙂

Conteúdos

Referências

Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e Escola; função social da escola;

1. ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica

2. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família. p. 28-32. In: CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009

3. DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90

Organização da escola centrada no processo de
desenvolvimento pleno do educando. 

DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38.

Educação inclusiva e compromisso ético e social do educador

ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.  

Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. 

RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 1998.

GARCIA, Lenise Aparecida Martins. “Transversalidade e Interdisciplinaridade”.

Metodologias Ativas

MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. 

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008.

A avaliação diagnóstica ou formadora e os processos de ensino e de aprendizagem. 

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59.

LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.

Currí­culo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola.

QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).

Gestão democrática: a participação como princípio. Projeto polí­tico-pedagógico: fundamentos para a orientação, o planejamento e a implementação das ações educativas da escola.

LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políicas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, capí­tulo III, da 4ª Parte.

PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24

Legislação Educacional

Lei Federal n.º 8.069/90 – ECA: artigos 1º a 6º, 15 a 18-B, 53 a 59 e 131 a 137.

Lei Federal nº 9394, de 20/12/96 - Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

BRASIL/MEC. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental.

Constituição Federal. Tí­tulo VIII - Da Ordem Social: Capí­tulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I - Da Educação, e artigo 60 das Disposições Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI)

DCN do Ensino Fundamental de 9 Anos (Resolução cne/ceb nº 7/2010)

Legislação Municipal 

Estatuto dos servidores públicos do Município/ strutura, organização e funcionamento da carreira e remuneração do Magistério Público do Município

Plano de Educação da Cidade