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Ilhabela (2024) – Cargo PEB I – Educação Infantil

Período de inscrições:  21/05/2024

Previsão da Prova: 21/07/2024

Cargo:  PEB I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo:  pg. 58

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***

 

Bibliografia ...
Pedagogia de Projetos Didáticos
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008.
Alfabetização e o desenvolvimento da linguagem oral
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
Brincar e Brincadeira
A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas; O currículo e a pedagogia da brincadeira.
REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992.
SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007.
SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.
Matemática    
Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração.
PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas a prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Psicomotricidade
A importância da psicomotricidade na educação- infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da educação psicomotora na escola
MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991.
LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012.
FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Desenvolvimento Infantil 
O desenvolvimento humano em processo de construção = Piaget, Vygostky e Wallom; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia. 
WALLON, Henni. Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986.
TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
Organização do Ensino
O comportamento infantil - o desenvolvimento dos afetos e das relações; O compartilhamento da ação educativa. O trabalho com as múltiplas linguagens. Educar e Cuidar. Integração Escola e família.
ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BASSEDAS, Eulália, Aprender e ensinar na educação infantil. Poto Alegre: Artmed.1999
ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil.
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Artes
O desenvolvimento das artes visuais e do movimento. 
BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010
MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, frui e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
MEREDIEU, Florence de. ○ desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006.
Inovação
FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009
Avaliação
A observação, registro avaliação formativa;
HOFFMANN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola å universidade Porto Alegre: Mediação, 2010.
Qualidade do Ensino
PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamä, 2000
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
Referencial e DCN 
Criança a natureza e a sociedade; As relações entre a escola e a família. A organização e planejamento do espaço na educação infantil; 
Resolução CNE/CEB n' 5/09 e Parecer CNE/CEB No 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
Referencial curricular nacional para a educação infantil.
Inclusão
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
BNCC
Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Educação Infantil).
PNE
Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.