Ilhabela (2024) – Cargo PEB I – Educação Infantil
Período de inscrições: 21/05/2024
Previsão da Prova: 21/07/2024
Cargo: PEB I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo: pg. 58
OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).
***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso! Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***
Bibliografia ... | |
Pedagogia de Projetos Didáticos | |
Alfabetização e o desenvolvimento da linguagem oral | |
Brincar e Brincadeira A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas; O currículo e a pedagogia da brincadeira. | REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992. SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO, 2007. SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009. |
Matemática Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração. | PANIZZA, Mabel e Colaboradores. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003. SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas a prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. |
Psicomotricidade A importância da psicomotricidade na educação- infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da educação psicomotora na escola | MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991. LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. FONSECA, Vitor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012. FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
Desenvolvimento Infantil O desenvolvimento humano em processo de construção = Piaget, Vygostky e Wallom; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia. | |
Organização do Ensino O comportamento infantil - o desenvolvimento dos afetos e das relações; O compartilhamento da ação educativa. O trabalho com as múltiplas linguagens. Educar e Cuidar. Integração Escola e família.
| ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. BASSEDAS, Eulália, Aprender e ensinar na educação infantil. Poto Alegre: Artmed.1999 ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015. |
Artes O desenvolvimento das artes visuais e do movimento. | BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010 MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, frui e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. MEREDIEU, Florence de. ○ desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. |
Inovação | FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009 |
Avaliação A observação, registro avaliação formativa; | |
Qualidade do Ensino | PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamä, 2000 |
Legislação Federal | |
CF | |
LDB | |
ECA | |
Referencial e DCN Criança a natureza e a sociedade; As relações entre a escola e a família. A organização e planejamento do espaço na educação infantil; | |
Inclusão | Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. |
BNCC | |
PNE |