Prefeitura de Campinas-SP – Agente de Educação Infantil – Edital 01/2022
- Previsão da Prova: 19/06/2022 (p.32)
- Conteúdo: pg. 31
- Remuneração: Salário base: R$ 2.391,81 – 32 horas (p.01)
- ATENÇÃO: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca.
- Este Edital Esquematizado NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO! É um “Roteiro de Estudo” e um “Atalho dos Materiais Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!
- COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: Ler a página p.28
- ATRIBUIÇÕES DO CARGO: (Item 2.1.6., pg1-2) Atuar nas Unidades de Educação Infantil, acolhendo, cuidando e auxiliando na educação de
crianças, em conformidade com a proposta educacional. Promover o contato afetivo e harmonioso entre adulto e a criança. Conhecer e
acompanhar o desenvolvimento das crianças, a forma como vivem, seus progressos e dificuldades. Subsidiar e orientar as crianças em
suas atividades recreativas, de cuidados com o corpo e de repouso. Zelar pela guarda e conservação do material de consumo da Unidade Educacional. Acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando-as e auxiliando-as no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, tomando os devidos cuidados, de acordo com a faixa etária. Corresponsabilizar-se pelo cuidado, observação e orientação às crianças na aquisição e desenvolvimento de hábitos de higiene. Realizar as trocas de fraldas, sempre que necessário. Auxiliar as crianças nos momentos de banho, escovação de dentes e demais procedimentos de higiene. Acompanhar as atividades recreativas e o momento de repouso/sono das crianças. Colaborar na organização da entrada e saída das crianças, do espaço das atividades, do material didático e dos eventos em geral. Auxiliar no desenvolvimento das atividades que favoreçam a aprendizagem e a interação entre as crianças e os adultos. Mediar e auxiliar na prevenção das situações de conflitos no grupo, visando à integridade física e emocional da criança. Comunicar a equipe gestora ocorrências envolvendo a integridade da criança. Responsabilizar-se, em seu horário de trabalho, pelo registro de todas as ocorrências e atividades da Unidade Educacional. Participar da avaliação e planejamento da Unidade Educacional. Participar de atividades que visem integrar a escola com as famílias e comunidade. Executar atividades correlatas e outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade.
DICA DE ESTUDO PARA ESTE EDITAL
Para ver as principais dicas sobre este concurso, assista o vídeo abaixo. Se você ainda não é um assinante (apoiador) da Plataforma de Estudo, temos algumas aulas grátis para você nos conhecer melhor.
Temas | Descrição do Edital + Vídeo |
Organização do ensino/Rotina Escolar | Presença ativa nas diversas interações que bebês e crianças pequenas vivenciam no cotidiano da unidade educacional com o conhecimento Atuação propositiva junto com os Professores e demais Agentes de Educação Infantil nas ações educacionais com as crianças, desde bebês. Acompanhamento de entrada e saída de crianças |
Cuidar e Educar | Compreensão das ações indissociáveis de cuidado e educação nos espaços da Educação Infantil. |
Organização dos Espaços fisícos para os bebês | Organização, conservação e participação no planejamento quanto aos espaços físicos, uso dos materiais e disponibilidade destes para as crianças, desde bebês, em seus processos de criação, construção e transformação. Orientação e atuação aos cuidados com bebês e crianças pequenas nas práticas cotidianas de higiene, trocas, banho, sono, alimentação, entre outros |
O Lúdico na Educação Infantil | Conhecimento da cultura da infância. Atuação lúdica, na perspectiva de escuta e olhar atento às diversas manifestações das crianças, desde bebês |
Protocolos sanitários | Noções básicas de assepsia e observância aos protocolos sanitários |
Atuação Admistrativa do Agente | Atendimento às ordens de serviços. Conhecimento dos procedimentos para atendimento e acolhimento às famílias. |
Organização da Escola: PPP e Gestão Democrática | Iniciativa, atitudes colaborativas, participativas e propositivas visando à construção e desenvolvimento do Projeto Pedagógico da unidade educacional |
Atuação do Agente | Colaboração ativa com os registros que compõem a documentação pedagógica da turma |
Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/90: artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 ao 59 e 131 ao 137. | Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/90: artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 ao 59 e 131 ao 137. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal nº 9.394/96: artigos 29 a 31. |
Questões Dissertativas |