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Prefeitura de Campinas-SP – Agente de Educação Infantil – Edital 01/2022

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O EDITAL

 

  • Previsão da Prova: 19/06/2022 (p.32)
  • Conteúdo:  pg. 31
  • Remuneração: Salário base: R$ 2.391,81 – 32 horas (p.01)
  • ATENÇÃO: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca.
  • Este Edital Esquematizado NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO É um “Roteiro de Estudo” e um “Atalho dos Materiais Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!
  • COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: Ler a página p.28
  • ATRIBUIÇÕES DO CARGO: (Item 2.1.6., pg1-2) Atuar nas Unidades de Educação Infantil, acolhendo, cuidando e auxiliando na educação de
    crianças, em conformidade com a proposta educacional. Promover o contato afetivo e harmonioso entre adulto e a criança. Conhecer e
    acompanhar o desenvolvimento das crianças, a forma como vivem, seus progressos e dificuldades. Subsidiar e orientar as crianças em
    suas atividades recreativas, de cuidados com o corpo e de repouso. Zelar pela guarda e conservação do material de consumo da Unidade Educacional. Acompanhar e orientar as crianças durante as refeições, estimulando-as e auxiliando-as no desenvolvimento de bons hábitos alimentares, tomando os devidos cuidados, de acordo com a faixa etária. Corresponsabilizar-se pelo cuidado, observação e orientação às crianças na aquisição e desenvolvimento de hábitos de higiene. Realizar as trocas de fraldas, sempre que necessário. Auxiliar as crianças nos momentos de banho, escovação de dentes e demais procedimentos de higiene. Acompanhar as atividades recreativas e o momento de repouso/sono das crianças. Colaborar na organização da entrada e saída das crianças, do espaço das atividades, do material didático e dos eventos em geral. Auxiliar no desenvolvimento das atividades que favoreçam a aprendizagem e a interação entre as crianças e os adultos. Mediar e auxiliar na prevenção das situações de conflitos no grupo, visando à integridade física e emocional da criança. Comunicar a equipe gestora ocorrências envolvendo a integridade da criança. Responsabilizar-se, em seu horário de trabalho, pelo registro de todas as ocorrências e atividades da Unidade Educacional. Participar da avaliação e planejamento da Unidade Educacional. Participar de atividades que visem integrar a escola com as famílias e comunidade. Executar atividades correlatas e outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade.

DICA DE ESTUDO PARA ESTE EDITAL

Para ver as principais dicas sobre este concurso, assista o vídeo abaixo. Se você ainda não é um assinante (apoiador) da Plataforma de Estudo, temos algumas aulas grátis para você nos conhecer melhor.

 

Temas

Descrição do Edital + Vídeo


Organização do ensino/Rotina Escolar


Presença ativa nas diversas interações que bebês e crianças pequenas vivenciam no cotidiano da unidade educacional com o conhecimento

Atuação propositiva junto com os Professores e demais Agentes de Educação Infantil nas ações educacionais com as crianças, desde bebês.

Acompanhamento de entrada e saída de crianças

Cuidar e Educar

Compreensão das ações indissociáveis de cuidado e educação nos espaços da Educação Infantil.

Organização dos Espaços fisícos para os bebês

Organização, conservação e participação no planejamento quanto aos espaços físicos, uso dos materiais e disponibilidade destes para as crianças, desde bebês, em seus processos de criação, construção e transformação. 

Orientação e atuação aos cuidados com bebês e crianças pequenas nas práticas cotidianas de higiene, trocas, banho, sono, alimentação, entre outros

O Lúdico na Educação Infantil

Conhecimento da cultura da infância. 

Atuação lúdica, na perspectiva de escuta e olhar atento às diversas manifestações das crianças, desde bebês

Protocolos sanitários

Noções básicas de assepsia e observância aos protocolos sanitários

Atuação Admistrativa do Agente

Atendimento às ordens de serviços.

Conhecimento dos procedimentos para atendimento e acolhimento às famílias.

Organização da Escola: PPP e Gestão Democrática

Iniciativa, atitudes colaborativas, participativas e propositivas visando à construção e desenvolvimento do Projeto Pedagógico da unidade educacional

Atuação do Agente

Colaboração ativa com os registros que compõem a documentação pedagógica da turma

Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/90: artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 ao 59 e 131 ao 137.

Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/90: artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 ao 59 e 131 ao 137.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei Federal nº 9.394/96: artigos 29 a 31.

Questões Dissertativas