Anterior

O acesso às aulas é exclusivo para assinantes (apoiadores) do Intensivo Pedagógico.

MÓDULOS
LIVROS E DOCUMENTOS
TEORIA E PRÁTICA DE PIAGET, VYGOTSKY E WALLON (7 Livros)
Piaget: Como aprendemos?
Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola (Zélia Jófili)
Piaget: Teorias Psicogenéticas em Discussão (La Taille)
Vygotsky: Teorias Psicogenéticas em Discussão (Oliveira)
Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão (Dantas)
O Educador e a Moralidade Infantil numa Perspectiva Construtivista (Telma Vinha)
Mediação Pedagógica em sala de aula: Parte I. A gênese social da conceitualização (FONTANA, Roseli Ap. C.)
LIVROS SOBRE PEDAGOGIA DE PROJETOS (4 Livros)
Palavra de Professor(a): Tateios e reflexões na prática da Pedagogia Freinet (Gláucia Ferreira)
Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora (Daniela Moura)
As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia (Edwards, Gandini, Forman)
Projetos Pedagógicos na Educação Infantil (Horn e Barbosa)
LIVROS SOBRE PRÁTICA DE ENSINO (3 Livros)
Estratégias de Leitura (Isabel Solé)
A Matemática na Escola: Aqui e agora (Délia Lerner)
Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino (Dolz e Schneuwly)
LIVROS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (3 Livros)
Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições (Cipriano Luckesi)
Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento (Hoffmann)
Síntese de Jussara Hoffmann e Avaliação Mediadora
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO (4 Livros)
Letramento: Um tema e três Gêneros (Magda Soares)
Com todas as letras (Emília Ferreiro)
Psicogênese da Língua Escrita (Emilia Ferreiro e Ana Teberosky)
Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário (Délia Lerner)
LIVROS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE (1 Livros)
Construção do Conhecimento em sala de aula – Met. Dialética (Vasconcellos, 2002)
LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL (2 Documentos)
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: A escola Comum Inclusiva (Ropoli e outros)
Educação Especial: Politica Nacional (2008) e Diretrizes Nacionais (Resolução 02/2001)
LIVROS SOBRE TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS (2 Vídeos)
Tendências Pedagógicas Liberais (Queiroz e Moita) 
Tendências Pedagógicas Progressistas (Queiroz e Moita) 
LIVROS SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO (4 Livros)
Função Social da Escola (Celina Alves Arêas)
Os sete saberes necessários à educação do futuro (Edgar Morin)
Educação e Apropriação da Realidade Local (Ladislau Dowbor)
Os Quatro Pilares da Educação (Delors)
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (3 Artigos)
A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º grau (Selma G. Pimenta)
Projeto Pedagógico-Curricular, Currículo Escolar e Cultura Organizacional (Libâneo; Oliveira e Toschi)
CURRÍCULO E DIVERSIDADE (4 Livros/Artigos)
Indagações sobre currículo (Cadernos 3 e 4)
Transversalidade e Interdisciplinaridade (Lenise A. M. Garcia)
Educar Meninos e Meninas: Relações de Gênero na Escola (Daniela Auad)
A Perspectiva Multicultural no Projeto Político Pedagógico (Lúcia Resende)
RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA
Interação Escola- Família: Subsídios para as Práticas Escolares (Castro e Regattieri)
DOCUMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (5 Vídeos)
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fund. das Crianças (MEC, 2009)
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil – Vol.1
RCNEI 1 e 2 – Conceitos gerais
RCNEI 1 e 2: Espaços, Cuidados e Rotinas
Práticas cotidianas na Educação Infantil: bases para as reflexões das orientações curriculares (Barbosa, 2009)
LIVROS SOBRE O BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS (2 Vídeos)
Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação (Kishimoto)
Brincar, Brinquedo e Brincadeira na Legislação