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SEEC-RN

Edital SEEC-RN (2024) – PEDAGOGIA (ANOS INICIAIS) e SUPORTE PEDAGÓGICO

Inscrição: 21/10/2024 a 21/11/2024

Previsão da Prova: 19/01/2025

Salário: R$ 4.809,60 (30 hrs)

Cargos: Pedagogia (Anos Iniciais) e Suporte Pedagógico

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

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*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

Cargo: PEDAGOGIA - ANOS INICIAIS
Fundamentos da Educação
Fundamentos da Educação: conceitos e concepções pedagógicas.
Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas.
Contribuições da psicologia, da sociologia e da antropologia para a compreensão da infância e das práticas cotidianas.
Socialização, interação, cultura, múltiplas linguagens e práticas sociais de educação.
A função social da escola;
Relações socioeconômicas e político-culturais da educação.
A linguagem e a criança: aquisição da linguagem.
Relações entre escrita, oralidade, linguagem verbal e não verbal.
Componentes do Processo de Ensino e Aprendizagem
Conhecimentos da prática de ensino: processos e conteúdo do ensino e da aprendizagem.
Saberes, processos metodológicos
A organização do tempo e do espaço
História
História da Educação Infantil.
Criança e infância: conceito de infância, tipos de famílias e suas historicidades.
Visão histórica e crítica das principais concepções de infância, criança e educação infantil na contemporaneidade.
Pedagogia de Projetos
Projetos de trabalho
Currículo e Organização
Interdisciplinaridade.
Currículo e cultura: relações entre currículo e práticas culturais na educação.
Didática e organização do ensino.
Cotidiano escolar: relações de poder na escola.
Avaliação
Avaliação da aprendizagem.
Avaliação Escolar
Alfabetização e Letramento
Desenvolvimento da escrita, audição e leitura: métodos, técnicas e habilidades.
Ludicidade e Desenvolvimento Infantil
Concepções de ludicidade: o jogo, brinquedo e brincadeira e suas aplicações no processo de aprendizagem.
Contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Educação Especial
Inclusão Educacional e respeito à diversidade.
Legislação Federal
Constituição Federal
O direito à educação: a legislação educacional brasileira.
LDB
Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e suas alterações posteriores.
PCN
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Bases legais sobre a oferta da Educação Infantil no contexto brasileiro.
*Não Temos
Ética profissional na prática pedagógica.
Proposta curricular CBC (Conteúdos Básicos Curriculares) – Ciclo da Alfabetização e Ciclo Complementar.
Educação em direitos humanos, democracia e cidadania.
Novas tecnologias da informação e comunicação e suas contribuições com a prática pedagógica.
Estratégias metodológicas e indicadores para a ação pedagógica nos diferentes contextos educativos.

Cargo: Suporte Pedagógico
Fundamentos da Educação
Fundamentos da Educação: conceitos e concepções pedagógicas.
Educação: principais definições e conceitos, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea.
A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da Educação e teorias educacionais contemporâneas.
Teorias e práticas na educação.
A função social da escola;
Relações socioeconômicas e político-culturais da educação.
Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos), como espaço para o exercício e a formação da cidadania, como espaço de difusão e construção do conhecimento.
Principais aspectos históricos da Educação Brasileira.
Módulos: "Componentes do Processo de Ensino e Aprendizagem" e "Escola e Sociedade"
Organização geral do trabalho escolar – gestão participativa, conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania.
As concepções de aprendizagem/aluno/ensino/professor nessas abordagens teóricas.
Saberes, processos metodológicos
O espaço da sala de aula como ambiente interativo; a atuação do professor mediador; a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento.
Avaliação
Avaliação da aprendizagem.
Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo.
Gestão Escolar e Projeto Político-Pedagógico
A educação escolar, o sistema de organização e gestão da escola.
Projeto político-pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.
Didática e organização do ensino.
Currículo
Currículo e cultura, objetivos educacionais, conteúdos curriculares e aprendizagem.
Educação Especial
Inclusão Educacional e respeito à diversidade.
Legislação Federal
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
PCN
Parâmetros Curriculares Nacionais.
DCN
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.
Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental e para a educação infantil.
*Não temos
Ética profissional.
Educação em direitos humanos, democracia e cidadania.
Novas tecnologias da informação e comunicação, e suas contribuições com a prática pedagógica.