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Edital Sertãozinho (2024) – Professor PEB I

Inscrição: Encerrado

Previsão da Prova: 19/01/2025

Salário: R$ 27,10 por hora aula.

Cargo: Professor PEB I

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

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Bibliografia ...
1. O direito à educação e a função social da escola.
PARO, Vitor. Escritos sobre educação. (Capítulo: Educação para a democracia: o elemento que falta na discussão da qualidade do ensino, p. 33-47).
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia.
2. Gestão democrática: autonomia e participação como princípios.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
PARO, Vitor. Escritos sobre educação. (Capítulo: Autonomia escolar: propostas, práticas e limites, p. 113-116).
3. Concepções de educação e de escola: tendências pedagógicas e a prática do professor polivalente.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (orgs.). Didática: embates contemporâneos.
4. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem.
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e WallonTeoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
5. Projeto político-pedagógico: organização do trabalho escolar.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade.
6. Currículo e trabalho docente: planejamento, seleção e organização dos conteúdos.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura.
7. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem.
SILVA, Janssen Felipe; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo.
8. Alfabetização e Letramento.
9. Educação Matemática.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas.
PANIZZA, Mabel et al. Ensinar matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: análises e propostas.
10. Direitos humanos e diversidade.
CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
11. Docência e identidade profissional: autonomia, formação e pesquisa.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente.
12. Educação inclusiva.
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada?
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do direito à Educação.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
13. EJA.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos.
BRASIL. Parecer CNE/SEB nº 06/2010 – Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Brasília: CNE, 2010.
14. Cultura digital e uso de tecnologias na educação.
*Não Temos
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas.
15. Infâncias e culturas infantis.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares.
FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário?: comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva.
CAROLYN, Edward; [et. al.] As cem linguagens da criança.
16. Educação Integral.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de estado?
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
BNCC
Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base).
DCN
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
PNE
Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.
*Não temos
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.