Edital Sertãozinho (2024) – Professor PEB I
Inscrição: Encerrado
Previsão da Prova: 19/01/2025
Salário: R$ 27,10 por hora aula.
Cargo: Professor PEB I
OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).
***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso! Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***
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*Legenda dos botões:
Botões nas cores ROSA são links para as aulas dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.
Bibliografia ... | |
1. O direito à educação e a função social da escola. | |
2. Gestão democrática: autonomia e participação como princípios. | |
3. Concepções de educação e de escola: tendências pedagógicas e a prática do professor polivalente. | |
4. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem. | |
5. Projeto político-pedagógico: organização do trabalho escolar. | |
6. Currículo e trabalho docente: planejamento, seleção e organização dos conteúdos. | |
7. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem. | |
8. Alfabetização e Letramento. 9. Educação Matemática. | |
10. Direitos humanos e diversidade. | |
11. Docência e identidade profissional: autonomia, formação e pesquisa. | |
12. Educação inclusiva. | AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada? MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do direito à Educação. BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. |
13. EJA. | |
14. Cultura digital e uso de tecnologias na educação. *Não Temos | MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. |
15. Infâncias e culturas infantis. | |
16. Educação Integral. | |
Legislação Federal | |
CF | |
LDB | |
ECA | |
BNCC | |
DCN | Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010. Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009. |
PNE | |
*Não temos |
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