Anterior
Sinop

Edital Sinop (2025) – Professor Pedagogia e Técnico de Desenvolvimento Infantil

Inscrição: 12/12/2024 a 13/01/2025

Previsão da Prova: 09/02/2025

Cargos: Professor Licenciatura Plena em Pedagogia (30h) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (40h)

Salário: Professor Pedagogia (R$ 5.606,60) e Técnico de Desenvolvimento Infantil (R$ 2.493,61)

OBS: Não se esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

.

*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

PROFESSOR LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA 30h

Bibliografia ...
Cuidar e Educar na Educação Infantil.
Ensino e aprendizagem por meio de projetos. Freinet
Teorias da Aprendizagem.
Bases psicológicas da aprendizagem.
Teorias educacionais segundo Vygotsky, Jean Piaget, Wallon, Max Weber, Celso Antunes, Maria Montessori e Paulo Freire.
Projeto Político-pedagógico
Projeto Político-pedagógico e gestão educacional.
Currículo e construção do conhecimento.
Diferentes abordagens de organização e gestão do currículo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais).
Avaliação da Aprendizagem: concepções, funções, instrumentos e estratégias.
Alfabetização e Letramento.
Alfabetização nos diferentes momentos históricos.
A função social da alfabetização atual.
Planejamento participativo: concepção, construção, acompanhamento e avaliação.
Possibilidades para o planejamento: Sequências didáticas.
Processo de ensino aprendizagem. Relação professor/aluno.
Educação inclusiva.
Diferentes abordagens de organização e gestão do currículo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental (anos iniciais).
Uso das tecnologias na educação.
Desenvolvimento motor, cognitivo e psicossocial.
Metodologias Ativas.
*Não Temos
Legislação
PCN
ECA
LDB
BNCC
Legislação Local
Documento de Referência Curricular de SINOP.
Carreira dos Profissionais da Educação no serviço público municipal de Sinop (lei complementar nº 62 de 31 de maio de 2011).
Diretizes Curriculares Municipais–DRC/SINOP,
Lei Municipal de Ensino – Lei nº815/2004,
Plano Municipal de Educação – Lei nº 2.139/2015,
*Não temos

TAE – TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL 40h

Bibliografia ...
Cuidados com a criança de zero a quatro anos: 5.1. Cuidados pessoais e higiene; 5.2. Sono, repouso e alimentação.
Organização das atividades e a inerente formação continuada por parte de quem lida com a criança.
Fundamentos da Educação Especial/Inclusiva.
A criança e o movimento: 8.1. O jogo e a brincadeira como recursos pedagógicos.
A ação pedagógica na Educação Infantil: 7.1.Organização e desenvolvimento de projetos; 7.2. Atividades permanentes e rotina; 7.3. A organização do espaço e tempo; 7.4.Desenvolvimento da linguagem oral e escrita.
O desenvolvimento da identidade e autonomia na criança.
_____
Aspectos gerais do desenvolvimento infantil: 6.1. A exploração dos sentidos nos ambientes de aprendizagem; 6.2. A construção da motricidade.
*Não Temos
Legislação Federal
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI).