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Edital Osasco (2025) – Professor Adjunto De Educação Básica I

Inscrição: 11/09/2025 até 16/10/2025

Previsão da Prova: 14/12/2025

Salário: R$ 3.635,90

Cargos: Professor Adjunto De Educação Básica I

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

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***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

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*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

 

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Professor Adjunto De Educação Básica I

Bibliografia ...
Alfabetização e Letramento
FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização.
SOARES, M. Letramento e alfabetização as muitas facetas.
SASSERON, L.H., CARVALHO, A.M.P. Alfabetização científica uma revisão bibliográfica.
FRADE, I., ARAÚJO, M., GLÓRIA, J. Multimodalidade na alfabetização usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar.
Planejamento
VEIGA, I.P. Projeto político-pedagógico da escola uma construção coletiva.
Avaliação
BOAS, B.M.F.V., SOARES, E.R.M. (org.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem obra pedagógica do professor.
Relações de Genero
CARVALHO, M.P. Sucesso e fracasso escolar uma questão de gênero.
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
JÓFILI, Z. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola.
COSTA, R. L. S. Neurociência e aprendizagem.
Currículo
CANDAU, V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas.
SILVA, R. R. D. Currículo, conhecimento e transmissão cultural contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea.
Módulo Relação Escola-Família
POLONIA, A.C., DESSEN, M.A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola.
Formação Docente
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia Saberes Necessários à Prática Educativa.
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e pedagogos inquietações e buscas.
Processo de Ensino e Aprendizagem
BERBEL, N.A.N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
LIBÂNEO, J.C. Didática.
Módulo Escola e Sociedade
BARBOSA, M.C.S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas.
BENEVIDES, M.V. Educação para a democracia.
Matemática
NACARATO, A. M., PASSOS, C. L. B., MENGALI, B.L.S. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental tecendo fios do ensinar e do aprender.
Educação Especial
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar O que é? Por quê? Como fazer?
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008 (Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011.
Não Temos
BRASIL. Crianças, adolescentes e telas guia sobre usos de dispositivos digitais.
BUCKINGHAM, D. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização.
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável objetivos de aprendizagem.
Legislação Federal
EJA
SANTANA, E. M., SILVA, E. B. Práticas pedagógicas e aprendizagem dos educandos da EJA problematizações contemporâneas.
Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
LDB
Lei nº 9.394/1996. Diretrizes e bases da educação nacional.
ALAVARSE, O.M. A organização do ensino fundamental em ciclos algumas questões.
ECA
Estatuto da Criança e do Adolescente. Artigos 1º ao 6º, 15 ao 18-B, 53 a 59 e 131 a 137.
BNCC
ZANARDI, T.A.C. Educação integral, tempo integral e Paulo Freire os desafios da articulação conhecimento tempo-território.
BNCC – Introdução, Estrutura da BNCC e A Etapa do Ensino Fundamental – anos iniciais.
DCN
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
SOTERO, E.C., PEREIRA, I.D., SANTOS, S.B. Pedagogias negras o antirracismo, o bem viver e a corporeidade.
Constituição Federal
Constituição da República Federativa do Brasil. Capítulo II, Seção I (Artigos 208 a 214).
Legislação Local
Lei do Município de Osasco nº 4.701, de 02 de julho de 2015 – Institui o Plano Municipal de Educação e dá outras providências.
Decreto do Município de Osasco nº 10.941, de 23 de janeiro de 2014 – Dispõe sobre o regimento comum das unidades municipais de educação e dá outras providências.

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