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Edital Itajaí (2024) – Professor Ed. Fundamental e Ed. Infantil

Inscrição: 16/10/2024 a 14/11/2024

Previsão da Prova: 15/12/2024

Salário: Professor (10h) R$ 1.506,25; (20h) R$ 3.012,49; (30h) R$ 4.518,74; (40h) R$ 6.024,99

Cargo: Professor de Educação Fundamental e Professor de Educação Infantil 

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***

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*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

Conteúdo comum para ambos os cargos
Projeto Político-Pedagógico (PPP)
Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores
O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar
Currículo
Currículo: do proposto à prática
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento
Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos
Avaliação
Avaliação na Educação Infantil
A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas
Planejamento
Processo de planejamento
Planejamento participativo, Planejamento escolar
Planejamento escolar
Planos da escola, do ensino e da aula
Concepção, construção, acompanhamento e avaliação
Concepção, importância, dimensões e níveis
Legislação Federal
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
Inclusão
Lei Brasileira de Inclusão – Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações.
Inclusão educacional e respeito à diversidade.
BNCC
Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Educação integral
Legislação Local
Legislação local
Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Itajaí
Programa Municipal Diversidade Étnico-racial, de Gênero e Combate ao Bullying, Decreto 10.357/14
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Específico: PROFESSOR – ENSINO FUNDAMENTAL
Alfabetização e Letramento
métodos e níveis.
Currículo Contextualizado e integrado na alfabetização.
Teorias de Aprendizagem, Ensino e Alfabetização.
Produção de textos
Estratégias de Ensino Ativas para Leitura e escrita.
Conceitos Metodológicos Específicos do Ensino dos Componentes Curriculares
O ensino de Matemática
O ensino de História
O ensino de Geografia
O ensino de Ciências
O ensino de Português
O ensino de Ensino Religioso
Esse tipo de conteúdo também está dentro da BNCC e ele também poderá cobrado como um ""ENEM"" (assim como a FGV anda fazendo). A banca faz assim para verificar se você conhece o conteúdo que você irá ensinar. 
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Específico: PROFESSOR – EDUCAÇÃO INFANTIL:
Educação Infantil
Desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil.
Conceito de Criança, Infância e Autonomia na Educação Infantil.
As instituições de Educação Infantil e a relação com as famílias
Especificidades pedagógicas para creche (de 0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 5 anos).
A educação infantil e a articulação com o ensino fundamental.
As brincadeiras, as interações e as linguagens na educação infantil.
As rotinas na educação infantil.
A organização dos tempos e espaços na educação infantil.