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Edital Presidente Prudente (2024) – Professor Ed. Infantil

Inscrição: 15/10/2024 a 13/11/2024

Previsão da Prova:19/01/2025

Salário: R$ 2.716,91 + (R$ 1.062,06 Diferença do Piso Salarial (Magistério))

Cargo: Professor de Educação Infantil (33hrs)

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***

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Bibliografia ...
A PRÁTICA EDUCATIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Educação Infantil
O comportamento infantil – o desenvolvimento dos afetos e das relações;
O compartilhamento da ação educativa;
A organização e planejamento do espaço na educação infantil;
As relações entre a escola e a família;
O cuidar e o educar.
DELORS, J. et al.** Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI.
Pedagogia de Projetos
FINCO, D.; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. (Org.).** Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro.
FONSECA, Lúcia Lima da.** O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos.
FERREIRA, Gláucia de Melo (org.).** Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática Freinet.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. VOL 1 - Porto Alegre: Artmed, 2015.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira.** Projetos Pedagógicos na educação infantil.
OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Letramento e Alfabetização
FERREIRO, Emília.** Reflexões sobre alfabetização.
LEMLE, M.** Guia teórico do alfabetizador.
MENDONÇA, O. S.; MENDONÇA, O. C.** Alfabetização - Método Sociolingüístico: Consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire.
MENDONÇA, O. S.; MENDONÇA, O. C.** Alfabetizar as crianças na idade certa: práticas linguísticas.
MALUF, M. R.; CARDOSO-MARTINS, C.** Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever.
MORAIS, J.** Alfabetizar para a democracia.
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (org.).** Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita.
Desenvolvimento Infantil
O desenvolvimento da linguagem oral; O trabalho com as múltiplas linguagens.
OLIVEIRA, Zilma Ramos.** Educação Infantil: fundamentos e métodos.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros.** O trabalho do professor na educação infantil.
AMORIM, K. S.; ROSSETTI, M. C.** Creches com qualidade para a educação e o desenvolvimento integral da criança pequena.
FOCHI, Paulo.** Afinal, o que os bebês fazem no berçário?: comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva.
Brincar, Brinquedos e Brincadeiras
A brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade; A brincadeira na educação infantil nas perspectivas psicossociais, educacionais e lúdicas;
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.).** Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.
REGO, Teresa Cristina.** Brincar é coisa séria.
SILVA, Lucilene.** Brincadeiras: para crianças de todo o mundo.
Currículo
ARRIBAS, Teresa Lleixà.** Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar.
Qualidade do Ensino
Parâmetros nacionais de qualidade da educação infantil. Brasília. DF: 2018
MALUF, M. R.** Qualidade do ensino: a contribuição dos pais.
MALTA, M. et al.** A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental.
ZABALZA, Miguel A.** Qualidade em educação infantil.
A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL DA CRIANÇA
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e WallonTeoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
A criança, a natureza e a sociedade; As interações criança/criança como recurso de desenvolvimento: identidade e autonomia; O desenvolvimento humano em processo de construção – Piaget, Vygotsky e Wallon. 
TAILLE, Yves de La e outros.** Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
WALLON, Henri.** Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.
O comportamento infantil – o desenvolvimento dos afetos e das relações; 
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ensinar e aprender matemática na educação infantil; Espaço e forma; Grandezas e medidas; Número e sistema de numeração.
PANIZZA, Mabel e Colaboradores.** Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco.** A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia.** Resolução de problemas: matemática de 0 a 6.
O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE E ARTES
*Não Temos
Psicomotricidade
A importância da psicomotricidade na educação infantil; A psicomotricidade no desenvolvimento da criança; O lúdico e o desenvolvimento psicomotor. O papel da educação psicomotora na escola. 
FONSECA, Vitor da.** Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem.
FONSECA, Vítor da.** Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores.
LE BOULCH, Jean.** Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar.
Artes
MEREDIEU, Florence de.** O desenho infantil.
O desenvolvimento das artes visuais e do movimento.
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
BNCC
Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base).
DCN
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
Resolução CNE/CEB 05/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE, 2009.
PNE
Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.
Inclusão / Ed Especial
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Capítulo IV – Do direito à Educação.
*Não temos
BRASIL. Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023 - Institui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Currículo Paulista, SEDUC/Undime SP. São Paulo: SEDUC/SP, 2019. - Educação Infantil