Anterior

Edital Manaus (2025) – Pedagogo, Professor 1º ao 5º Ano e Professor Educação Infantil

Inscrição: 06/10/25 até 05/11/25

Previsão da Prova: 07/12/25

Salário: R$ 2.677,95

Cargos: Pedagogo, Professor 1º ao 5º Ano e Professor Educação Infantil

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

.

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

.

*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

 

.

Conhecimentos Pedagógicos (para todos os Cargos)

Bibliografia ...
Pedagogia de Projetos
Projetos de trabalho
Planejamento
Planejamento e gestão educacional
Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação
Avaliação
Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo
Currículo e Diversidade
Currículo e cultura
Interdisciplinaridade e contextualização
Conteúdos curriculares e aprendizagem
Projeto Político Pedagógico
A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP)
Multiculturalismo
Processo de Ensino e Aprendizagem
Didática como fundamento epistemológico do fazer docente
O espaço da sala de aula como ambiente interativo
A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento
Gestão da aprendizagem
Fundamentos da Educação
As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem
As concepções de aprendizagem aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas
Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas
Principais aspectos históricos da educação brasileira
Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações
A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas
Principais teorias e práticas na educação
Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica
Formação Docente
Professor: formação e profissão
A pesquisa na prática docente
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia
Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais
Educação Especial
Lei Federal nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
Declaração de Salamanca
Educação Especial e Inclusiva
Legislação Federal
LDB
LDB - Lei Federal nº 9394/1996
Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira
ECA
Lei Federal nº 8.069/1990 (ECA)
BNCC
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
DCN
Lei Federal nº 11.645/2008 (História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena)
Constituição Federal
PCN
Parâmetros Curriculares Nacionais
*Não Temos
Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa)
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Lei Federal nº 13.185/2015 (Bullying)
Lei Federal nº 14.811/2024 (Bullying e Cyberbullying)
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais
Lei Municipal nº 1.126/2007 (Plano de Cargos)
Lei Municipal nº 2.000/2015 (Plano Municipal de Educação)
Lei Municipal nº 1.118/1971 (Estatuto dos Servidores)

.

Professor 1º ao 5º Ano

Bibliografia ...
Alfabetização e Letramento
Desenvolvimento da escrita; audição e leitura; métodos, técnicas; habilidades; e, instrumentos
Linguagem verbal e não verbal; aquisição da linguagem; relações entre escrita e oralidade
A criança e a sociedade letrada
Ferreiro e Teberosky: psicogênese da língua escrita e suas hipóteses; construção da escrita
Brincar, Brinquedos e Brincadeiras
Concepções de ludicidade: jogo; brinquedo; brincadeira; interações; e, linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança
Currículo e Diversidade
Interdisciplinaridade
Currículo e cultura: elementos da cultura escolar (saber escolar; método didático; fundamento das relações coletivas; e, trabalho docente)
Projeto Político Pedagógico
Construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola: concepção; princípios; e, eixos norteadores
Processo de Ensino e Aprendizagem
Conhecimentos da prática de ensino: processo e conteúdo de ensino-aprendizagem; organização do tempo e do espaço; atividades; conhecimento, avaliação e cotidiano escolar; e, projetos de trabalho
Socialização; interação; múltiplas linguagens; e, práticas sociais de educação
Tendências Pedagógicas
Tendências pedagógicas; estratégias metodológicas; e, indicadores para a ação pedagógica em diferentes contextos educativos
Formação Docente
Profissão docente: centralidade na educação
Pedagogia de Projetos
Projetos De Trabalho
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
Infância e práticas cotidianas: contribuição da psicologia; sociologia; e, antropologia
Matemática
Educação matemática
*Não Temos
Etnomatemática
Brasil e estado do Amazonas: principais aspectos geográficos e econômicos
Município de Manaus: aspectos históricos, geográficos e econômicos
Legislação Federal
LDB
Direito à educação: legislação educacional brasileira
Espaço e tempo: localização, organização, representação

.

Professor Educação Infantil

Bibliografia ...
Brincar, Brinquedos e Brincadeiras
Concepções de ludicidade: jogo; brinquedo; brincadeira; interações; e, linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança
Alfabetização e Letramento
Desenvolvimento da escrita; audição e leitura; métodos, técnicas; habilidades; e, instrumentos
Linguagem verbal e não verbal; aquisição da linguagem; relações entre escrita e oralidade
A criança e a sociedade letrada
Processo de Ensino e Aprendizagem
Conhecimentos da prática de ensino: processo e conteúdo de ensino-aprendizagem; organização do tempo e do espaço; atividades; conhecimento, avaliação e cotidiano escolar; e, projetos de trabalho
Formação Docente
Profissão docente: centralidade na educação de crianças pequenas em espaços coletivos de creche e pré-escola
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
Infância e práticas cotidianas: contribuição da psicologia; sociologia; e, antropologia
História da Educação Infantil
História da Educação Infantil
Prática Cotidiana
Criança e infância: conceito de infância; tipos de famílias; e, suas historicidades
Visão histórica e crítica: principais concepções de infância; criança; e, educação infantil na contemporaneidade
Legislação Federal
Educação Infantil: Legislação
Bases legais e a oferta da educação infantil no país
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)
O cuidar e o educar
LDB
Direito à educação: legislação educacional brasileira
*Não Temos
Organização de atividades diárias: sono; alimentação; higiene; primeiros-socorros; e, cuidados essenciais

.

Pedagogo

Bibliografia ...
Escola e Sociedade
Gestão Escolar Democrática
A democratização da escola
Planejamento
Planejamento escolar: concepção; importância; dimensões; e, níveis
Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos: objetivos educacionais; seleção e organização de conteúdos; métodos e técnicas
Planejamento; acompanhamento; avaliação de treinamentos; e, demais processos educacionais
Currículo e Diversidade
Currículo e construção do conhecimento
interdisciplinaridade
Projeto Político Pedagógico
Construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola: concepção; princípios; e, eixos norteadores
Processo de Ensino e Aprendizagem
Elementos da prática pedagógica
Elementos da cultura escolar: saber escolar; método didático; avaliação escolar; e, fundamentos das relações coletivas para o trabalho docente
O processo didático educativo
Processo de ensino-aprendizagem: relação professor-aluno; bases psicológicas da aprendizagem; teorias de aprendizagem; condições para aprendizagem; computador como recurso pedagógico
Função da Escola e da Educação
Fundamentos da educação: teorias e concepções pedagógicas
Educação e suas relações com os campos socioeconômicos, políticos e culturais
Sociologia da educação
Formação Docente
A atuação do pedagogo na escola
Tendências Pedagógicas
Tendências Pedagógicas
*Não Temos
CBC: ciclo da alfabetização e ciclo complementar
Estrutura das organizações escolares
Principais aspectos do comportamento organizacional: conflitos; poder; liderança; comunicação; motivação; e, técnicas de negociação
Processos e propriedades estruturais dos grupos na organização formal
Andragogia: a teoria da aprendizagem dos adultos
Legislação Federal
LDB
a organização do tempo e do espaço escolar;
DCN
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica
RCNEI
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)

.