Anterior

Edital Aracaju (2024) – Professor

Previsão da Prova: 22/12/2024

Inscrição: 20/90 a 21/10/2024

Salário: R$ 3.006,35

Cargo 10: PROFESSOR – DISCIPLINA: PEDAGOGIA

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***

.

*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

Bibliografia ...
Projeto Político-Pedagógico (PPP)
Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores
O papel político-pedagógico e a organicidade do ensinar, do aprender e do pesquisar
Currículo
Currículo: do proposto à prática
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento
Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos
Alfabetização e Letramento
Práticas de letramento e multiletramentos
As etapas do processo de alfabetização
A função social da alfabetização
Produção de textos
A aprendizagem da leitura como um direito humano
A construção e desenvolvimento da leitura e escrita
Processos cognitivos na alfabetização
A importância da consciência fonológica na alfabetização
A alfabetização nos diferentes momentos históricos
Alfabetização e letramento
Fundamentos da Educação
A Função histórico-cultural da escola
A função social da escola;
Tendências pedagógicas na prática escolar
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas
Planejamento
Processo de planejamento
Planejamento participativo, Planejamento escolar
Planejamento escolar
Planos da escola, do ensino e da aula
Concepção, construção, acompanhamento e avaliação
Concepção, importância, dimensões e níveis
Avaliação
Avaliação na Educação Infantil
A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas
Ensino e Aprendizagem
Componentes do processo de ensino: objetivos, conteúdos, métodos, estratégias pedagógicas e meios.
O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Escola e Sociedade
Relação professor/estudante
Gestão Democrática
Educação/sociedade e prática escolar
Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural
Formação Docente e Ed Ambiental
A didática na formação do professor
Relação professor/estudante
Educação ambiental
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil (rotina, sequência didática, projetos pedagógicos)
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)
*Não temos conteúdo
Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação
A tecnologia a favor da alfabetização
Desenvolvimento
*Não temos conteúdo
Processos cognitivos na alfabetização
A importância da consciência fonológica na alfabetização
Linguagem oral e escrita
Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança
Primeira Infância: importância e principais características do desenvolvimento infantil
Marcos do desenvolvimento infantil
Ludicidade na Educação Infantil
Leitura e literatura infantil na primeira infância
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais
A formação do pensamento lógico da criança
Ensino de Disciplinas Específicas
O ensino de Matemática: resolução de problemas, tarefas investigativas, tecnologias digitais, modelagem e história da matemática
O ensino de História: tempo e espaço, conhecimento histórico e suas diferentes formas de compreensão e construção, identidades, diversidade cultural, memória e patrimônio, sujeitos históricos e suas relações na sociedade e cidadania
O ensino de Geografia: espaço geográfico, elementos da natureza, lugar enquanto espaço vivido e como ponto de articulação social, paisagens, regiões e regionalização, território e territorialidade, cartografia escolar, educação ambiental
O ensino de Ciências: ambiente e transformação da natureza, saúde, seres vivos, organização e representação do mundo físico, propriedades e transformação da matéria e da energia
Esse tipo de conteúdo provavelmente será cobrado como um ""ENEM"" (assim como a FGV anda fazendo). A banca faz assim para verificar se você conhece o conteúdo que você irá ensinar. 
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
Inclusão
Lei Brasileira de Inclusão – Lei Federal nº 13.146/2015 e suas alterações.
Inclusão educacional e respeito à diversidade.
PNE
Plano Nacional de Educação – Lei n. ° 13.005/2014.
DCN
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos – Resolução CNE-CEB nº 07/2010.
BNCC
Resolução CNE/CP nº 02, de 22 de dezembro de 2017, que institui e orienta acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Educação integral
Legislação Local
Legislação local
Plano Municipal de Educação de Aracaju
Currículo de Sergipe
Resolução CEE/SE nº 4, de 28 de novembro de 2018 e Resolução CONMEA nº 1, de 27 de dezembro de 2018