Anterior
Mauá

Mauá (Edital 2025) – PEB I

Inscrição: 18/12/2025 até 29/01/2026

Previsão da Prova: 15/03/26

Salário: R$ 4.072,50 (30h)

Cargos: Professor de Educação Básica I

Banca: IBAM

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).
OBS 2: A IBAM não deixa o edital de abertura retificado, então olhe sempre as retificações e compare com o edital de abertura. Esse Roteiro de Estudos foi realizado com a primeira retificação lançada pela banca, caso tenha outras retificações, compare com o Roteiro de Estudos.

.

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

.

*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

.

 

Bibliografia ...
Planejamento
planejamento e gestão da sala de aula: planos de aula, sequências didáticas, organização do tempo e espaço, estratégias de disciplina positiva, rotina escolar equilibrada, projetos interdisciplinares
Avaliação
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2021.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
Currículo
BRASIL, 2008. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Indagações sobre currículo. Brasília, 2008.
ALVES, Luiz Roberto. Construir currículos, formar pessoas e constituir comunidades educadoras. Editora Alameda, 2023.
ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.Editora Alameda, 2023.
componentes curriculares e objetivos de aprendizagem: campos de experiência, integração de habilidades e prática pedagógica
Relações de Gênero
AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos – relações de gênero na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2016.
MARTINS, João Wagner. O corpo masculino, no universo feminino: o homem na educação infantil, contextos e experiências – uma quebra de paradigma. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023. Páginas 13 – 105.
Processo de Ensino e Aprendizagem
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2023.
Piaget, Vygotsky e Wallon
LA TAILLE, Yves. DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
Formação Docente
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Alfabetização e Letramento
Prática de Ensino
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2023.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed., São Paulo: Cortez, 2010.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Escola e Sociedade
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
Pedagogia de Projetos
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Fundamentos da Educação
ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica.
SAVIANI, Dermeval. Histórias das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas; Autores Associados, 2010.
Educação Infantil
BRITES, Luciana. Brincar é fundamental: Como entender o neurodesenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância. Editora Gente – 2020.
FOCCHI, Paulo. Afinal, o que os Bebês Fazem no Berçário?: Comunicação, Autonomia e SaberFazer de Bebês em um Contexto de Vida Coletiva. Porto Alegre, PENSO, 2015.
RIBEIRO, Bruna (organizadora). Abordagens Participativas na educação infantil: Saberes necessários para nos manter em voo. Editora Passarinho – 2023.
GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014. caps. 2, 4 e 5.
Educação Especial
Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
POIAN, RogérioTadeu. Caminhos para a inclusão: dos direitos humanos na relação educativa. São Paulo-Fontenele publicações – 2025.
inclusão e práticas baseadas em evidências: identificação de dificuldades de aprendizagem, adaptação curricular simples, recursos de acessibilidade, métodos fônicos, jogos matemáticos, intervenção precoce, colaboração com famílias e especialistas.
*Não temos
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.
PATTO, Maria Helena souza. A produção do fracasso escolar: História de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo – 1999.
MOYSÉS, Maria Aparecida Afonso. A Institucionalização invisível: Crianças que não aprendem na escola. Campinas, Mercado de Letrs – 2001.
FIGUEIREDO, Wilton Nascimento; MORAIS, Aisiane Cedraz; PORTELA, Pollyana Pereira (Orgs.) Primeiros socorros na escola. Editora CRV, 2024.
Legislação Federal
LDB
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e suas alterações.
ECA
Estatuto da Criança e do Adolescente.
BNCC
Plano Nacional de Educação (PNE).
DCN
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Introdução Páginas 7-21.
GOMES, Nilma Lino. SILVA, Petronilha B. Gonçalves. Experiência étnico culturais para formação de professores. Coleção Cultura Negra e Identidades . Ed. Autenticas – 2023.
Educação Infantil
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. 2024. Páginas 18 – 41.
BRASIL. Ministério da Educação. Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças. Brasília: MEC/SEB, 2009.
Constituição Federal
Constituição Federal de 1988 - Capítulo III, Seção I - da Educação.
*Não temos
BRASIL, Lei Complementar 220, de 31 de outubro de 2025 que Institui o Sistema Nacional de Educação (SNE) e fixa normas para a cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios para elaboração e implementação de políticas, de programas e de ações educacionais, em regime de colaboração.
MAUÁ. Lei Complementar nº 36/2019 e seus regulamentos – Institui o Estatuto do Magistério Público Municipal.
MAUÁ, Currículo da Educação Infantil. 2024. Página 48 – 78.
MAUÁ. DELIBERAÇÃO/CME Nº 08/2018 – Diretrizes da Educação Especial para a rede municipal de ensino de Mauá.
Português e Matemática
¹ Português
Alfabetização e letramento: consciência fonológica, correspondência fonema-grafema, decodificação, fluência de leitura, ampliação de vocabulário, compreensão leitora em diferentes gêneros; produção de texto e avaliação formativa: gêneros textuais, estratégias de produção escrita, planejamento, escrita e reescrita, mediação docente, portfólios, sondagens, registros de progresso;
¹ Matemática
numeramento e matemática: senso numérico, conceito de número, contagem, agrupamento, base decimal, quatro operações, resolução de problemas simples, raciocínio lógico-matemático inicial;

*** ¹ No edital, dentro do Conteúdo Programático, na parte de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS é solicitado Alfabetização e Letramento e Numeramento e Matemática, esse conteúdo solicitado são conhecimentos que você irá ensinar ao assumir o cargo. Algumas bancas cobram esse conteúdo como uma prova de ENEM ou Vestibular.

    1 Comentário