Piracicaba (2024) – Cargo Professor de Ensino Fundamental
Previsão da Prova: 19/05/2024
Cargo: Professor de Ensino Fundamental (PEB)
Conteúdo: pg. 28
OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).
***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso! Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***
Bibliografia ... | |
Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica | |
Desenvolvimento da Leitura e Escrita | COSTA, Dircelene M. Gomes da; SANTOS, Eliane. O Desenvolvimento Da Leitura Na Perspectiva Do Multiletramento. SMITH, Frank. Compreendendo a Leitura: Uma Análise Psicolinguística da Leitura e do Aprender a Ler. TEBEROSKY, Ana; LILIANA, Tolchinsky. Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. |
Matemática | CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. PARRA, Cecília. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. PIRES, Celia M. Carolino. Números naturais e operações. SMOLE, S. Katia; DINIZ, Maria. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. |
Consciência Fonológica | ADAMS, Marilyn Jager; FOORRAN, Barbara R.; LUNDBERG, Ingvar; BEELER, Terri. Consciência Fonológica em Crianças Pequenas. MORAISS, Artur Gomes. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. |
Desenvolvimento Infantil | |
Relação Escola-Família | HADDAD, Jane; SHUDO, Regina. Inventário Emocional: Família e Escola como Territórios de Afetos. AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. “Relações Contemporâneas Escola-Família”. |
Teorias Educacionais | BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um Olhar sobre a Diferença. COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A.; LOZANO, José Ruy; CARNEIRO, Mila Molina . Planejando o Trabalho em Grupo: Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas. LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. |
Formação Docente | |
Avaliação | |
Legislação Federal | |
CF | |
LDB | |
ECA | |
Inclusão | |
BNCC | |
DCN |