Anterior
Piracicaba

Piracicaba (2024) – Cargo Professor de Ensino Fundamental

Previsão da Prova: 19/05/2024

Cargo:  Professor de Ensino Fundamental (PEB)

Conteúdo:  pg. 28

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos!***

 

Bibliografia ...
Metodologias Ativas e Inovação Pedagógica
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico prática.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.
Desenvolvimento da Leitura e Escrita
COSTA, Dircelene M. Gomes da; SANTOS, Eliane. O Desenvolvimento Da Leitura Na Perspectiva Do Multiletramento.
SMITH, Frank. Compreendendo a Leitura: Uma Análise Psicolinguística da Leitura e do Aprender a Ler.
TEBEROSKY, Ana; LILIANA, Tolchinsky. Além da Alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário.
Matemática    
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências.
PARRA, Cecília. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas.
PIRES, Celia M. Carolino. Números naturais e operações.
SMOLE, S. Katia; DINIZ, Maria. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática.
Consciência Fonológica
ADAMS, Marilyn Jager; FOORRAN, Barbara R.; LUNDBERG, Ingvar; BEELER, Terri. Consciência Fonológica em Crianças Pequenas.
MORAISS, Artur Gomes. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização.
Desenvolvimento Infantil 
JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola.
TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
Relação Escola-Família
HADDAD, Jane; SHUDO, Regina. Inventário Emocional: Família e Escola como Territórios de Afetos.
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social.
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. “Relações Contemporâneas Escola-Família”.
Teorias Educacionais
BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um Olhar sobre a Diferença.
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A.; LOZANO, José Ruy; CARNEIRO, Mila Molina . Planejando o Trabalho em Grupo: Estratégias para Salas de Aula Heterogêneas.
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização.
Formação Docente
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional.
Avaliação
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
Inclusão
Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.
BNCC
Base Nacional Comum Curricular – A Etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
DCN
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.