Anterior

Edital Prova Nacional Docente (2025) – Área Pedagogia

Inscrição: Encerrada

Previsão da Prova: 26/10/2025

Cargos: Área Pedagogia

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui) e (aqui). Os conteúdos solicitados estão nas Portarias nº 315 e 331, de 26 de maio de 2025.

.

***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

.

*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

 

.

Pedagogia (Portaria nº 315 e 331)

Bibliografia ...
Alfabetização e Letramento
V. Alfabetização e letramento
VI. Letramento literário
Planejamento
XV - planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem
Prática de Ensino

III. Fundamentos metodológicos específicos do ensino...
XIII. Práticas educativas para o processo de aprendizagem...
XVI - práticas educativas para o processo de aprendizagem...
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
XVII - planejamento, organização e gestão democrática educacional...
XX. Organização, planejamento e gestão da educação
Avaliação
XV - planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem
XIX. Políticas e práticas de avaliação
Relações de Genero
XXIII - educação para as relações de gênero e sexualidade
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
XI. Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança...
IV - psicologia da educação
Currículo e Diversidade
IX. Ensino, currículo e práticas interdisciplinares
VII - teorias e práticas de currículo
XVIII - implementação e avaliação de currículos, programas...
Relação Escola-Família
XIX - práticas de articulação entre escola, família, comunidade...
Formação Docente
XVI. Pedagogia como ciência da prática educativa
XIV - identidade e especificidades do trabalho docente
Processo de Ensino e Aprendizagem
XII. Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes...
XVII. Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades...
VI - didática e metodologias de ensino
Escola e Sociedade
II. Trabalho e educação
X. Atuação de pedagogos em espaços não escolares
XV. Educação do/no campo e movimentos sociais
Matemática
XI - letramento científico
Educação Especial
XIV. Práticas de atendimento educacional especializado
XII - educação especial e inclusiva
XXI - educação, inclusão e direitos humanos
Educação Infantil
VII. Políticas de educação infantil
VIII. Criança e infância (conceitos e características)
XVIII. Práticas de ensino na educação infantil
Brincar, Brinquedos e Brincadeiras
IV. Corpo, movimento e ludicidade
Função da Educação
I. Antropologia da educação
Fundamentos da Educação
I - filosofia da educação
II - história da educação
III - sociologia da educação
V - teorias pedagógicas
Não Temos
IX - metodologia de pesquisa em educação e ensino
XIII - libras, cultura e identidade surda
XV. Educação do/no campo e movimentos sociais
X - tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas
XV. Educação do/no campo e movimentos sociais
Legislação Federal
DCN
I - as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Pedagogia;
II - as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, emnível superior;
III - as normativas associadas às Diretrizes Curriculares Nacionais e à legislação profissional.
XX - histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas
XXII - educação socioambiental
XXIV - educação para as relações étnico-raciais
Legislação
VIII - políticas públicas, organização, financiamento e avaliação...
*Recomendamos também o Módulo LDB

.