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Edital Itapetininga (2025) – Professor De Educação Básica

Inscrição: 22/09/2025 até 10/10/2025

Previsão da Prova: 02/11/2025

Salário: R$ 3.840,00 (Infantil) ou R$ 4.799,00 (Fundamental)

Cargos: Professor De Educação Básica

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

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***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

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*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

 

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Professor De Educação Básica

Bibliografia ...
Alfabetização e Letramento
2.6. Práticas de leitura, escrita e letramento
Planejamento
1.7. Planejamento educacional: anual, de unidade, de aula.
3. Elaboração de planos de aula e planos de ensino.
2.3. Planejamento de aula: objetivos, conteúdos, métodos, recursos e avaliação.
2.6. Práticas de leitura, escrita e letramento
Avaliação
1.6. Avaliação da aprendizagem: diagnóstica, formativa e somativa.
3.1. Instrumentos e técnicas de avaliação escolar.
3.2. Avaliação contínua e diagnóstica.
3.3. Intervenção pedagógica frente às dificuldades de aprendizagem.
Processo de Ensino e Aprendizagem
2.1. Didática: conceitos, funções e importância.
2.2. Métodos e técnicas de ensino-aprendizagem.
Mediação
3.5. Gestão da sala de aula: disciplina, motivação e mediação de conflitos.
Formação Docente
3.4. Prática reflexiva e autoavaliação docente.
Pedagogia de Projetos
2.5. Ensino por projetos e interdisciplinaridade.
Currículo
Projeto Político Pedagógico
10.2. Didática, Planejamento e Avaliação Currículo e Planejamento: Aprender a adaptar o currículo, a planejar as aulas e a desenvolver Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) inclusivos.
Fundamentos da Educação
1.2. Fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da Educação.
3.8 função social da escola
História da Educação no Brasil.
1.1. História da Educação no Brasil.
Teoria e Prática de Piaget, Vygotsky e Wallon
1.3. Psicologia da Educação: principais teorias de aprendizagem (Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Paulo Freire).
1.4. Desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e do adolescente.
Relação Escola-Família
Escola e Sociedade
1.8. Relação família–escola–comunidade.
Educação Especial
1.5. Educação Inclusiva e Educação Especial: legislação e práticas pedagógicas.
10.1. Princípios da Educação Inclusiva
*Não temos
2.4. Recursos didáticos e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
3.9. educação em direitos humanos.
Legislação Federal
LDB
5. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): A Lei nº 9.394/96
ECA
6. Lei Federal n.º 8.069, de 13/07/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente
BNCC
3.6. BNCC.
3.7 Campos de Experiências.
DCN
8. Resolução nº 1, de 17 de junho 2004 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico raciais
9. Lei nº 11.645, de 10/03/2008- História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Constituição Federal
4.1. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). (Artigos 5º, 6º; 205 ao 214).
Legislação Local
*Não temos
7. Lei Complementar n° 3, de 10 de dezembro de 1998 – Estatuto do Magistério Municipal de Itapetininga.

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