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Tremembé

Edital Tremembé (2025) – Professor de Educação Básica I e Educação Integral

Inscrição: 26/02/2025 a 27/03/2025

Previsão da Prova: 01/06/2025

Salário: Professor de Educação Básica IR$ 3.511,84 (24 horas) e Professor I – Educação IntegralR$ 4.981,72 (40 horas)

Cargos:Professor de Educação Básica I” e “Professor I – Educação Integral”

OBS: Não esqueça de acessar semanalmente o edital completo e acompanhar as informações atualizadas no site da banca (clicando aqui).

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***ATENÇÃO: Este Roteiro de Estudo NÃO É UM CURSO ESPECÍFICO para esse concurso!  Ele é um “Edital Esquematizado” e um “Atalho para os Materiais já Existentes” no site. O objetivo é ajudar na organização dos estudos! Este Roteiro contém apenas a parte Pedagógica e Legislação Educacional do edital, não oferecemos as demais matérias (Português, Raciocínio Lógico, Informática, etc.)***

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*Legenda dos botões:

Botões nas cores ROSA são links para as aulas (aula específica do livro/autor ou sobre o tema abordado) dentro do Intensivo Pedagógico. Botões nas cores AMARELA são para conteúdos que não temos, mas indicamos sugestões de aulas para estudo. Botões nas cores AZUIS são links para arquivos (documentos ou vídeos) fora do Intensivo Pedagógico, ou seja, são arquivos de terceiros e sem responsabilidade ou propriedade nossa. Já os itens SEM botões, é porque não temos o conteúdo e nem sugestão de aula.

 

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PEB I e Educação Integral

Bibliografia ...
1. O direito à educação e a função social da escola.
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2. Gestão democrática: autonomia e participação como princípios.
BENEVIDES, Maria Victoria. Educação para a democracia.
PARO, Vitor. Escritos sobre educação. (Capítulo: Autonomia escolar: propostas, práticas e limites, p. 113-116).
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade.
3. Concepções de educação e de escola: tendências pedagógicas e a prática do professor polivalente.
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11. Docência e identidade profissional: autonomia, formação e pesquisa.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente.
4. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem.
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.
WEISZ, Telma. **O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.** São Paulo: Editora Ática, 1999.
5. Projeto político-pedagógico: organização do trabalho escolar.
ALAVARSE, Ocimar Munhoz. **A organização do ensino fundamental em ciclos: algumas questões.** Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, p. 35-50, 2009.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. **Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: Novos marcos para a educação de qualidade.** Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 163-171, jan./jun. 2009.
6. Currículo e trabalho docente: planejamento, seleção e organização dos conteúdos.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura.
SILVA, Roberto Rafael Dias da. **Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea.** Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 159, p. 158-182, 2016.
7. A avaliação e os processos de ensino e de aprendizagem.
SILVA, Janssen Felipe; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo.
8. Alfabetização e letramento.
SOARES, Magda. **Letramento e alfabetização: as muitas facetas.
FERREIRO, Emilia. **Reflexões sobre alfabetização.** São Paulo: Cortez, 1993.
9. Educação matemática.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica.
PANIZZA, Mabel et al. Ensinar matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais: análises e propostas.
10. Direitos humanos e diversidade.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 01/2004 – institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
CAVALLEIRO, Eliane (org.). **Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola.
12. Educação Inclusiva.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. **Diferenciar para incluir ou para excluir? Por uma pedagogia da diferença.
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como esta tarefa deve ser conceituada?
BRASIL. Lei nº 13.146. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 
Resolução CNE/CEB nº 4. Institui Diretrizes Operacionais para o AEE na Educação Básica
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008.
13. EJA.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. **Escolarização de jovens e adultos.
15. Infâncias e culturas infantis.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas.
CAROLYN, Edward; [et. al.] **As cem linguagens da criança.
*Não Temos
17. Educação Integral.
14. Cultura digital e uso de tecnologias na educação
18. A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
FRADE, Isabel; ARAÚJO, Mônica; GLÓRIA, Julianna. Multimodalidade na alfabetização: usos da leitura e da escrita digital por crianças em contexto escolar.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.
MORAN, José. **Mudando a educação com metodologias ativas.
Legislação Federal
CF
Constituição Federal. Título VIII - Da Ordem Social: Capítulo III - Da Educação, da Cultura e do Desporto Seção I Da Educação
LDB
Lei Federal n' 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).
ECA
Lei Federal n 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).
BNCC
Base Nacional Comum Curricular. Brasília: SEB, 2017. (Introdução e Estrutura da Base).
PNE
Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE
DCN
Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010.
*Não temos
Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que substitui a lei n° 10.639/2003, e tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino fundamental e médio, tanto em escolas públicas como privadas.
Parecer CNE/CEB nº 2/2022 – Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.
PNA – Política Nacional de Alfabetização
Legislação Local - Não temos
*Não temos aulas de Legislação Local
TREMEMBÉ/SP. Lei Complementar nº 390, de 12 de setembro de 2022 - Dispõe sobre a reestruturação do Magistério Público Municipal, instituindo o “Plano de Carreira e de Valorização do Magistério Público Municipal da Estância Turística de Tremembé”, e dá outras providências.
Regimento Escolar Comum da Rede Municipal de Ensino de Tremembé.

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